Com o coronavírus começando a se espalhar em todo o Maranhão, o interesse de alguns gestores sobre a doença aumentou, bem como aumentou a reclamação, constante, por conta dos números diferenciados de casos apresentados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES) e os dados apresentados pelos municípios.

Atualmente, segundo dados do boletim da SES, já teríamos o registro da doença em pelo menos 137, dos 217, municípios do Maranhão.

Depois das informações recebidas pelo Blog vindas do interior maranhense, é evidente que é preciso, urgentemente, um alinhamento dos casos entre Governo do Maranhão e as prefeituras municipais.

O Blog fez um pequeno apanhado de alguns casos que demonstram, de maneira absurda, essa grande divergência.

Em Açailândia, por exemplo, o último boletim da SES apontava somente 38 casos na cidade. No entanto, o boletim da Prefeitura de Açailândia já registrava quase o dobro de casos, 74 confirmados.

Em Buriticupu, a situação é idêntica, pois enquanto o boletim das SES apresenta apenas nove casos, os dados da Prefeitura de Buriticupu já chegam a 37 registros.

Na cidade de Codó, uma das principais do Maranhão, a diferença também é escandalosa. O boletim da SES apresenta 35 registros, já os dados da Prefeitura de Codó confirmam 89 casos.

Outro caso gritante é em Pedreiras. O boletim da SES confirma 26 casos, mas no boletim da Prefeitura de Pedreiras já são 78 registros.

No rápido levantamento feito pelo Blog, em apenas alguns municípios, ainda constatamos divergências em Itapecuru-Mirim (17 contra 24); Lima Campos (10 contra 17); Pindaré-Mirim (04 contra 07); São Bento (02 contra 09); Timon (35 contra 43); Viana (22 contra 49).

Com isso, fica evidenciado que a situação é ainda mais grave do que apresentada nos números da Secretaria de Saúde do Maranhão. Já que além dos inúmeros testes que deixam de ser feitos, para comprovar se a pessoa tem ou não a doença, ainda tem a divergência entre os números do Governo do Estado e as prefeituras municipais.

É preciso, urgentemente, alinhar tais números, até para ficar claro que existe a tal propagada transparência.