A Justiça determinou que o governo estadual decrete o lockdown na ilha de São Luís e na mesma decisão deixou claro que os prefeitos de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar devem seguir o que for determinado pela gestão estadual.

Seguindo a decisão à risca, o governador Flávio Dino (PCdoB), colocou a missão mais difícil para os municípios cumprirem: fiscalizar o cumprimento do lockdown.

São quase 1,5 milhão de habitantes na ilha de São Luís. Centenas de bairros, feiras, mercados, bares para serem fiscalizados. Mais estacionamentos, movimentação de pessoas nas ruas. Se as quatro prefeituras se juntarem, não conseguirão ter a metade do efetivo de da Polícia Militar somente na capital maranhense.

A missão dos municípios da ilha de São Luís fica mais complicada ainda devido ao tempo para terão para planejar e organizar as ações determinadas pelo governo estadual.

O decreto saiu na tarde de ontem. Hoje, as prefeituras de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa terão para organizar o trabalho somente 24 horas.

Mas como acreditar que um lockdown não será apenas mais uma cena se o decreto determina uma fiscalização, que o próprio governo estadual não conseguiu fazer desde quando foi anunciada a crise sanitária, e coloca no colo dos prefeitos da ilha?

Estado Maior