Durante a semana, principalmente depois que São Luís teria atingido 100% dos leitos de UTI destinados para pacientes com a Covid-19, na rede pública estadual, alguns segmentos da imprensa cobraram do governador Flávio Dino os leitos anunciados como implantados, mas que efetivamente não estavam sendo computados pela Secretaria de Saúde do Maranhão (SES).

Este Blog fez um levantamento de todos os leitos já anunciados pelo Governo do Maranhão e quantos efetivamente saíram do campo virtual. O resultado foi aquilo que já se imaginava, a mídia é bem maior do que efetivamente as ações. A matéria “Os leitos reais e os virtuais anunciados pelo governador Flávio Dino“, apontou uma diferença de 186 leitos, entre os anunciados e os confirmados pela SES. Reveja clicando aqui.

Curiosamente nos boletins dos dias 29 e 30 de abril, os números de leitos já vieram modificados, com um acréscimo considerado, tanto que a lotação máxima deixou de existir. Veja abaixo os números referentes aos leitos no boletim do dia 30 de maio, quinta-feira.

Percebam que neste boletim, repito dia 30 de abril, o número total de leitos para UIT é 161, enquanto que o número total de leitos clínicos é de 351.

No entanto, mesmo com os inúmeros aumentos de leitos anunciados pelo governador, estranhamente, como num passe de mágica, esses números despencaram, isso mesmo, infelizmente reduziram em 24 horas. Veja abaixo a situação descrita pela Secretaria de Saúde no boletim de sexta-feira, dia 01 de maio.

Percebam que o número total de leitos de UTI exclusivos para a Covid-19 diminuiu de 161 para 139, em apenas 24 horas. Ou seja, inexplicavelmente perdemos 22 leitos. E, nesta altura da pandemia, perder 22 leitos de UTI é algo preocupante.

Como o Ministério Público resolveu agir durante a pandemia, seria também interessante que acompanhasse de perto essa situação, pois a cada anúncio de novos leitos feitos pelo governador, a população fica sem entender se serão leitos reais ou virtuais.

É aguardar e conferir.