Desde a noite de quarta-feira (08), quando da divulgação do último boletim da Secretaria de Saúde do Maranhão, sobre os casos da Covid-19, muitas pessoas começaram a questionar a veracidade dos números divulgados, pois entenderam que haviam distorções nesses números.

Um dos exemplos citados, foi com relação ao número de casos em São Luís. O boletim anterior, do dia 07 de abril, apontava que já tínhamos na  capital 203 casos. Como o boletim da quarta-feira trouxe a informação que tinham sido registrados mais 35 casos em São Luís, esperava-se que o total seria de 238, somando 203 mais 35. No entanto, o número de casos em São Luís, até o momento, são de 228.

O Blog do Jorge Aragão, em conversa com o titular da SES, Carlos Lula, teve a resposta que nem sempre os casos registrados em São Luís, são efetivamente de pacientes com endereço na capital maranhense.

Muita das vezes, o registro é feito em São Luís, mas o endereço da pessoa infectada com o vírus é do interior do Maranhão. E é justamente por esse motivo que acaba acontecendo algumas diferenças nos números dos casos dos municípios.

Sendo assim, o correto, para não pairar dúvidas, é sempre acompanhar o quadro que aponta o número de confirmados por município de residência. Será nesse quadro que saberemos exatamente o número de casos e óbitos em cada município.

Tanto que o único óbito não registrado em São Luís, aconteceu na capital, mas era o local onde a pessoa estava internada, só que o endereço da vítima era de Paço do Lumiar.

Fica a dica…