Neste ano de 2020, ano de eleições municipais, a janela partidária (período em que políticos podem trocar de partidos, sem correr o risco de perderem o mandato) funciona apenas para os vereadores, já que são eles quem estão terminando o mandato.

No entanto, na prática a tal janela partidária não tem sido necessária para as trocas de legendas, pelo menos tem sido assim na Assembleia Legislativa.

Dos atuais 42 deputados, a expectativa é que pelo menos dez deputados possam ter mudado de legenda até o mês de junho deste ano.

Os primeiros a trocarem de legenda, por conta da disputa eleitoral deste ano, foram os deputados Leonardo Sá (PRTB para o PL), Yglesio Moyses (PDT para o PROS) e Duarte Júnior (PCdoB para os Republicanos).

Só que a lista não para por aí. Nesta semana, o Republicanos, que deve se tornar a maior bancada da AL, anunciou o convite para mais quatro deputados se filiarem: Daniela Tema, Fábio Macedo, Felipe dos Pneus e Ariston Ribeiro.

Nesta semana quem também confirmou que está  trocando de partido é Rigo Teles. O deputado que é pré-candidato à Prefeitura de Barra do Corda, está deixando o PV e se filiando no PL.

Outros parlamentares também estão prestes a anunciar mudanças, como Wendel Lages que deve deixar o PMN para o PCdoB e Fernando Pessoa que pode trocar o Solidariedade pelo PDT.

Dois dos deputados mais experientes na atual legislatura, Edivaldo Holanda e Arnaldo Melo, também estudam trocar de legenda. A possibilidade de que ambos possam desembarcar no Republicanos.

É aguardar e conferir, sem a necessidade de esperar a janela partidária, pelo menos é assim que tem funcionado no Maranhão.