Ainda sobre o apoio confirmado do PP a pré-candidatura de Rubens Júnior (PCdoB) à Prefeitura de São Luís, anunciado nesta sexta-feira (28), duas situações curiosas acabaram chamando atenção.

A primeira é o desinteresse do governador Flávio Dino (PCdoB), que não esteve presente no evento, fazendo aumentar ainda mais a dúvida se Rubens Júnior será mesmo o candidato do comunista nas eleições da capital.

Como este Blog já destacou, nos bastidores, até por conta das eleições de 2022, especula-se que o pré-candidato preferido de Flávio Dino seria o do deputado estadual Duarte Júnior, ex-PCdoB e que agora está no Republicanos (reveja). A não ida de Dino ao evento principal, até o momento de Rubens Júnior, apenas reforça essa tese.

A segunda situação vai no sentido contrário. Foi muito estranho a presença da deputada estadual Helena Duailibe no evento PP/PCdoB.

Helena é do Solidariedade, partido que no Maranhão é comandado pelo secretário de Industria e Comércio, Simplício Araújo, e que tem uma pré-candidatura à Prefeitura de São Luís, a do ex-juiz federal Carlos Madeira.

A presença de Helena no evento PP/PCdoB nos leva a deduzir duas coisas: a primeira é que o Solidariedade não está fechado no apoio a Carlos Madeira e que fica, cada vez mais nítido, a estratégia do consórcio capitaneado pelo governador Flávio Dino, ou seja são todos juntos e misturados para evitar uma vitória do deputado federal Eduardo Braide (Podemos).

É aguardar e conferir.