Na noite desta sexta-feira (28), o Governo do Maranhão, através de uma Nota, confirmou que já está monitorando dois casos suspeitos do novo coronavírus.

Os dois pacientes já teriam recebidos atendimentos e as amostras já foram coletadas. O secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, afirmou ainda que as medidas previstas no Plano de Contingência já foram adotadas.

“Estamos monitorando dois casos suspeitos do Novo Coronavírus no estado. Os pacientes receberam os primeiros atendimentos e coletaram amostras que serão examinadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA).Em seguida, estas amostras serão encaminhados para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Pará. Já estamos adotando as medidas previstas no Plano de Contingência para o COVID-19 no Maranhão, elaborado em conformidade com o Plano de Contingência Nacional e Gestão de Riscos”, afirmou Carlos Lula.

Os casos – Um caso suspeito foi detectado na UPA do Vinhais e é de uma paciente vindo da Itália. Ela apresentou comprometimento respiratório com sintomas como febre alta, tosse e cansaço progressivo.

A paciente encontra-se em isolamento na UPA e, por conta da necessidade de internação devido ao quadro clínico, aguarda transferência para o Hospital Carlos Macieira, uma das unidades de saúde de referência para o atendimento a casos suspeitos no Maranhão.

O segundo caso foi identificado na UPA do Itaqui-Bacanga. Uma jovem que relatou ter passado por países como China, França e Japão, tem apresentado sintomas como dispneia e tosse seca. Por não apresentar quadro clínico com necessidade de internação, a paciente permanecerá em isolamento na unidade de pronto atendimento.