O portal The Intercept Brasil parece não estar muito disposto a esquecer o episódio do Cajueiro, onde famílias maranhenses foram despejadas na zona rural de São Luis.

Durante a semana, o site fez uma matéria muito forte sobre o assunto, começando pelo título: “Como a grana da China desaloja pobres no Maranhão – com o aval de Flávio Dino”.

Na reportagem, o The Intercept Brasil destaca ainda que foi graças a uma série de decisões tomadas pelo governador Flávio Dino, durante quase cinco anos de gestão, que construiu-se o cenário que levou à violência contra moradores do Cajueiro.

Desta vez, o The Intercept divulgou um filme nas redes sociais detalhando toda a situação, que culminou com o despejo e a violência contra as famílias que residiam na localidade.

No filme, de quase cinco minutos, demonstra-se padrões de atuação de secretarias específicas, narrativas oficiais que se repetem, irregularidades que viabilizam empreendimentos e, sobretudo, a ameaça constante e violenta aos direitos dos povos tradicionais, como o do Cajueiro, e aos seus territórios centenários. Veja abaixo.

Reação – O governador Flávio Dino dessa vez não demorou para reagir, mas novamente pecou pela incoerência.

Inicialmente, como costumeiramente faz, tentou transferir a responsabilidade para a Justiça, afirmando que apenas cumpriu uma determinação judicial. O problema é que o comunista só cumpre as decisões que lhe convém e a maior prova disso é que até um decreto para não cumprir decisões judiciais foi feito, mas depois revogado (reveja).

Pior é que deu a entender que quem está lhe atacando seria uma “esquerda”, financiada com recursos dos Estados Unidos.

Vale lembrar que o The Intercept Brasil é um portal que tem a frente o jornalista Glenn Greenwald, o mesmo responsável pela Vaza Jato, que atacava diariamente o ex-juiz federal e ministro da Justiça Sérgio Moro e outros membros da força tarefa da Lava Jato.

No entanto, nesse episódio, o jornalista americano foi defendido, por diversas vezes, por Flávio Dino e seus asseclas, mas, agora, depois das publicações sobre o Cajueiro, parece que mudaram de idéia sobre o The Intercept Brasil.