Nesta sexta-feira (21), será aberta a programação oficial do Carnaval do Maranhão 2020. Serão mais de 300 atrações locais e nacionais até 25 de fevereiro nos circuitos Beira-Mar, Madre Deus e no novíssimo Rio Bacanga, além da já tradicional Passarela do Samba, montada no Anel Viário.

Para evitar transtornos e informar aos foliões o roteiro certo da diversão, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) divulgou detalhes como o percurso dos trios e a localização dos palcos em cada um dos circuitos carnavalescos.

Circuito Beira-Mar – Criado em 2017, o circuito Beira-Mar vem se consolidando como um dos principais corredores do carnaval maranhense. Neste ano, o circuito será o palco para grandes nomes da música brasileira.

Artistas maranhenses como os grupos Criolina, Argumento e Lamparina dividirão trios e palco com Duda Beat, Maria Rita, Cidade Negra, Zeca Baleiro, Otto, Margareth Menezes, entre outros.

O percurso será iniciado na região da Praça Maria Aragão, se estende por toda a Avenida Beira-Mar e termina na altura da Casa do Maranhão – pouco antes do Terminal da Integração da Praia Grande.

O palco principal também ficará localizado na região da Praça Maria Aragão. O local receberá ainda uma praça de alimentação e um hospital de campanha especialmente montados para o carnaval. As arquibancadas estão sendo fixadas em frente ao prédio da antiga RFFSA, que será o espaço dedicado à imprensa.

Circuito Rio Bacanga – Novidade do carnaval deste ano, o Circuito Rio Bacanga promete atrair milhares de pessoas para a interseção entre as avenidas Vitorino Freire e Africanos, com shows de artistas nacionais e locais, como Saia Rodada, Ávine Vinny, Mano Walter, Thaís Moreno, Bicho Terra e Jegue Folia, além de blocos que vão levantar a galera ao longo do circuito.

O início do percurso será em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), na Avenida Vitorino Freire. O corredor da folia percorrerá boa parte da via no sentido Centro Histórico, sendo finalizado após o prédio da Justiça Federal (e próximo à região do Anel Viário), mesmo local onde será montado o palco principal do circuito.

Também no perímetro que marca a parte final do percurso, serão instalados praça de alimentação, lounge, área da imprensa e house mix.

Madre Deus – No Circuito Madre Deus foi mantida a tradição do carnaval com a apresentação de blocos tradicionais, grupos afros, grupos de samba, tribos de índio, tambor de crioula e shows de artistas locais, como os músicos da Banda Banguela, Turma do Quinto, Paulinho Akomabu, Roberto Ricci, dentre outros.

Por lá, o início do circuito será na Praça da Saudade, em frente ao Cemitério do Gavião. O percurso da folia percorrerá as ruas do bairro cultural, incluindo o Largo do Caroçudo, passando pela Rua São Pantaleão, com desfecho no Beco das Minas (ao lado da Casa das Minas).

O Circuito Madre Deus contará com banheiros químicos e torres de observação espalhados por todo o circuito, além de ambulâncias e tendas de apoio.

Programação completa – A festa também tem os desfiles na Passarela do Samba. Toda a programação do Carnaval do Maranhão 2020 pode ser consultada no site www.ma.gov.br/carnavaldomaranhao ou no app Carnaval do Maranhão, disponível para celulares com sistema operacional Android.

O Carnaval do Maranhão 2020 é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís e apoio do Grupo Mateus.