Definitivamente o “fogo amigo” contra o deputado estadual e pré-candidato à Prefeitura de São Luís, Duarte Júnior (Republicanos), está longe de terminar e dia após dia, ele segue sendo alvo de aliados dos mesmo grupo político.

Nesta quarta-feira (19), Duarte Júnior foi surpreendido por um “by pass”, já antecipado pelo Blog, na CPI da Educação, criada na Assembleia Legislativa por iniciativa exclusiva do parlamentar.

Depois de viabilizar 17 assinaturas para a CPI, três a mais do que as 14 necessárias, Duarte protocolou o pedido na Mesa Diretora, com o intuito de combater a mercantilização do ensino em escolas particulares de São Luís.

Na semana passada, nas redes sociais, Duarte chegou a anunciar os sete deputados que integrariam a CPI. Além de Duarte Júnior, teriam sido indicados: Zé Inácio, Rafael Leitoa, Wendel Lages, Roberto Costa, Thaiza Hortegal e Hélio Soares.

Como de praxe, como praticamente sempre aconteceu na Assembleia Legislativa do Maranhão, quem protocola uma CPI, o autor da proposta, acaba sendo o presidente ou relator da comissão.

Só que ele acabou sendo surpreendido com uma reunião, convocada em cima da hora, é que definiu que Roberto Costa será o presidente e Rafael Leitoa o relator.

Para rifarem Duarte Júnior dos cargos, foi alegado que ele poderia tirar proveito político eleitoral com a CPI e isso poderia atrapalhar os trabalhos.

Duarte ainda não se posicionou oficialmente, algo que deve fazer na quinta-feira (20), mas parece que não irá aceitar a manobra e pode até mesmo deixar a CPI. Já que está com receio de que a CPI acabe em “pizza” e ele ainda seja responsabilizado pelo fracasso da comissão.

Como o “fogo amigo” dessa turma parece definitivamente não ter limites e como gato escaldado tem medo de água fria, a saída da CPI parece ser o único caminho que resta a Duarte.

O que resta ainda saber é até quando Duarte suportará o “fogo amigo” e principalmente como o eleitor está vendo essa tentativa dos próprios colegas de grupo político contra Duarte Júnior, apenas pelo fato de que ele segue sendo, mesmo com todas essas situações, o melhor nome do grupo de Flávio Dino nas pesquisas eleitorais ???

É aguardar e conferir.