O salão Nobre da Câmara dos Deputados ficou lotado durante a cerimônia de lançamento da Frente Parlamentar Mista para o Programa Espacial Brasileiro (FPMPEB). O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19, e contou com a presença de parlamentares, representantes do setor espacial e membros do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

No evento, o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, foi representado pelo Ministro em exercício, Júlio Francisco Semeghini. Pontes está de licença médica após realizar recentemente uma cirurgia de ouvido.

O deputado federal Aluisio Mendes (PSC-MA) esteve na mesa de honra do evento e durante discurso destacou a importância do programa para o Maranhão e para a Base de Alcântara.

“Desde o início defendi o Acordo da Base de Alcântara e continuo trabalhando pela efetivação do programa espacial de nosso país porque o Maranhão merece esse projeto. Toda a população será beneficiada com os investimentos em tecnologia e formação técnica”, pontua Aluisio.

A iniciativa da criação do grupo de trabalho partiu do deputado Daniel Freitas (PSL-SC), presidente da frente parlamentar. Segundo os membros da frente, o objetivo é que o grupo se torne um canal de diálogo junto à sociedade, por meio do Poder Legislativo. O fortalecimento, o desenvolvimento e a defesa dos interesses do setor espacial em âmbito nacional também são pontos defendidos pelos deputados e senadores.