Os números da pesquisa DataIlha, o primeiro levantamento feito em 2020 na capital maranhense, além de demonstrarem o atual cenário na disputa eleitoral em São Luís, avaliou as gestões do presidente da República, Jair Bolsonaro e do governador do Maranhão, Flávio Dino.

De acordo com esses números, se comparados com as eleições de 2018, apesar de toda a mídia de Flávio Dino, inclusive para tentar desconstruir a imagem de Bolsonaro, o comunista foi quem caiu, enquanto seu desafeto cresceu.

Flávio Dino em 2018, quando se reelegeu no 1º Turno, conseguiu vencer em São Luís com quase 60% dos votos válidos. No entanto, depois de mais um ano de uma fraca gestão, o comunista despencou na avaliação dos eleitores de São Luís.

De acordo com a pesquisa DataIlha, apenas 47,8% dos entrevistados aprovam o Governo Flávio Dino.

Já o presidente Jair Bolsonaro segue o caminho inverso. Bolsonaro conseguiu apenas 24,28% dos votos válidos em São Luís, durante o 1º Turno das eleições de 2018.

Nesta pesquisa DataIlha, mesmo depois de um ano de gestão, o Governo Bolsonaro tem uma aprovação maior do que a quantidade de votos que conseguiu em 2018, no 1º Turno. Cerca de 33,8% aprovam a atual gestão, mesmo sem nenhuma propaganda, coisa que é especialidade do comunista.

Números nada agradáveis para Flávio Dino, principalmente pelo levantamento ter sido feito na capital do Estado administrado por alguém que almeja ser candidato à Presidência da República em 2022.

A pesquisa foi contratada pelo Blog do jornalista Clodoaldo Correa e registrada sob número MA-01492. O levantamento ouviu 980 eleitores, entre 29 e 31 de janeiro. A pesquisa tem um intervalo de confiança visado de 95 %, com margem de erro de 3,3%.