Com a confirmação da pré-candidatura do deputado estadual Duarte Júnior, que está de saída do PCdoB para o PRB, o cenário vai ficando mais claro na disputa pela Prefeitura de São Luís.

O líder disparado nas pesquisas eleitorais, com possibilidade até de vencer no 1º Turno, é o deputado federal Eduardo Braide (Podemos). No entanto, os governistas apostam em levar a eleição para um 2º Turno e reverter o jogo eleitoral.

Neste cenário, inegavelmente os dois nomes do grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) mais próximos de chegar a um 2º Turno, seriam os dos deputados estaduais e pré-candidatos Duarte Júnior e Neto Evangelista (DEM).

O embate que já aconteceu, por diversas vezes no Plenário da Assembleia Legislativa, deve ser travado por ambos em 2020 nas urnas, para saber quem seria o adversário de Braide. Nesse eventual cenário desejado pelos governistas, podemos ter o início de um “racha” previsto para somente nas eleições 2022, já em 2020.

Duarte, indo para o PRB, deverá ter como o principal avalista de sua candidatura o vice-governador Carlos Brandão, que pleiteia a disputa pelo Governo do Maranhão em 2022.

Já Neto Evangelista, tendo o apoio do PDT, deverá ter como o principal avalista de sua candidatura o senador Weverton Rocha, outro político que pleiteia a disputa pelo Governo do Maranhão em 2022.

Sendo assim, quem pode ter que antecipar uma decisão que só tomaria em 2022 é justamente o PCdoB, do governador Flávio Dino, principalmente se abdicar da disputa em 2020.

De qualquer forma, quem terminar melhor as eleições de 2020, Duarte ou Neto, poderá ser determinante para o seu avalista em 2022. Ou seja, Duarte saindo melhor nas eleições deste ano, melhor para o grupo de Brandão, mas se for Neto a ter desempenho melhor no pleito, melhor será para o grupo de Weverton.

É aguardar e conferir, afinal 2022 pode começar em 2020.