Os números, que são incontestáveis, seguem mostrando o fracasso do Governo Flávio Dino, na maioria dos setores da sua administração.

O comunista prometeu limpar as praias, devolvendo a sua balneabilidade, prometeu limpar a Lagoa da Jansem, transformando-a em uma grande área de lazer e prometeu melhorar a situação de esgotamento no Maranhão, prezando pela saúde pública.

No entanto, passados cinco anos e um mês, Flávio Dino não conseguiu cumprir nenhuma das promessas feitas. As praias seguem impróprias para banho e a Lagoa da Jansem totalmente poluída.

Já na questão do esgoto, os números comprovam o fracasso. Nesta semana, um levantamento da Associação das Concessões Privadas de Saneamento (ABCON), com base nos números do SNIS 2019 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) apontaram situação considerada crítica no tratamento de esgoto no Maranhão.

O levantamento afirma que o percentual do esgoto tratado em relação à água consumida é de somente 13,45%. O Maranhão, nesse quesito, só consegue superar dois Estados, Rondônia (9,55%) e Pará (8,02%).

Vale lembrar que, no ano passado, o Instituto Trata Brasil já havia apontado queda nos serviços de água e esgoto no Maranhão. Dados do SNIS apontaram, por exemplo, que a extensão da rede de distribuição de esgoto caiu 25% entre 2015 e 2017.

Dessa forma, não tem nem como o comunista responsabilizar outras gestões, pois na sua, a situação, que não era das melhores, conseguiu piorar.