Não durou muito a especulação de alguns setores da imprensa, nesta terça-feira (28), de que o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT) teria sondado o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), para ser o cabeça de chapa do PT nas eleições de 2022.

O jornal O Globo, um dos que abordou o assunto, afirmou que o comunista teria sido sondado, mas não haveria ainda um convite formal. A reportagem também garante que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, participou da sondagem. Veja abaixo um trecho da reportagem.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), foi sondado pelo ex-presidente Lula para voltar ao PT, o que abriria a possibilidade de ele ser o candidato do partido para disputar a Presidência em 2022. Por ora, não houve um convite formal, mas uma conversa com o ex-presidente, no último dia 18. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR), também participou do encontro, que aconteceu pouco antes de uma reunião na Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Paulo.

No entanto, Lula não deu vazão a informação nem permitiu que o assunto ganhasse maior repercussão. O petista foi as redes sociais e negou qualquer sondagem e/ou convite a Flávio Dino.

Vale lembrar que Lula já havia deixado claro que seria muito difícil Flávio Dino ser candidato pelo PCdoB, para piorar, agora, nega convite para Dino ir para o PT. Ou seja, pelo jeito e pela leitura simples dos fatos, Lula não quer Dino no PT e não quer Dino candidato pelo PCdoB.

Flávio Dino não se posicionou sobre o assunto.

É aguardar e conferir.