É inegável que ainda estamos longe do desejado, mas não tem como deixar de destacar que Edivaldo Holanda Junior tem mudado o cenário dos hospitais de urgência em São Luís. Quem utiliza os serviços sabe que a realidade do atendimento em saúde da capital mudou, e muito, nos últimos anos. Para melhor!

Muito diferente do passado, unidades de saúde, sejam de grandes hospitais ou postos, estão com os ambientes limpos, fluxo de pacientes controlado e o atendimento profissional têm sido constantemente humanizados.

O Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão II, na Cidade Operária, é o principal exemplo do avanço da rede de saúde da capital e mostra que é, sim, possível melhorar a gestão e ampliar o atendimento na rede de saúde de São Luís. Pronto-socorro lotado, dificuldade de internação, recusa no recebimento de ambulâncias, ausência de atendimento especializado eram alguns dos problemas da unidade de saúde.

Atualmente, a unidade passa por reforma em diversos setores, a superlotação diminuiu cerca de 74% com a implementação de programas que melhoraram o fluxo de atendimento e procedimentos melhorando a gestão, racionalizando recursos, otimizando espaços e materiais.

O resultado foi a ampliação do atendimento na unidade de saúde, passando de 5 mil pacientes por mês para 6 mil por mês, sem que isso significasse superlotação ou um cenário de desorganização.

Estas melhorias são um dos acertos de Edivaldo, que trabalha com compromisso e planejamento para garantir a qualidade de vida da população.

E, como sempre este Blog destacou, os hospitais de São Luís não atendem apenas a população da capital, infelizmente, no Governo Flávio Dino, aumentou a “procissão” de ambulâncias que chegam do interior maranhense. Ou seja, essa realidade poderia ser ainda melhor.