Quem diria que o governador Flávio Dino (PCdoB), um dos políticos que mais processou jornalistas no Maranhão, agora, por conta de uma eventual disputa nacional em 2022, resolveu sair na defesa de um jornalista, o americano Glenn Greenwald.

O jornalista americano é o responsável pelo site The Intercept, que em 2019 acabou vazando conversas que foram atribuídas ao então juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e procuradores da Operação Lava Jato.

Só que nesta semana, como já havia sido especulado, o Ministério Público Federal apresentou denúncia contra o jornalista. O MPF cita crime de associação criminosa e crime de interceptação telefônica, informática ou telemática, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei.

Além disso, para o MPF, Glenn  Greenwald “auxiliou, orientou e incentivou” o grupo de hackers suspeito de ter invadido os celulares de autoridades durante o período em que os delitos foram cometidos.

Só que para Flávio Dino, a denúncia não se sustenta e que a inclusão do jornalista americano é mais um “terraplanismo jurídico”.

O episódio demonstra, mais uma vez, que Flávio Dino tem um posicionamento aqui no Maranhão e adota uma postura bem diferente quando é um assunto nacional, afinal quem dera que o comunista defendesse, aqui no Maranhão, os jornalistas e a liberdade de imprensa.

Na verdade, fica novamente evidenciado que temos um Dino lá e outro cá.