Nesta terça-feira (21), o site O Congresso em Foco fez um levantamento da presença e ausência dos senadores de todo o Brasil, durante o ano de 2019.

O senador Jader Barbalho (MDB-PA) ficou na 1ª posição entre os senadores que mais faltaram às sessões, com ausências justificadas ou não. Ele apenas compareceu a 16 das 75 sessões analisadas, contabilizando um índice de falta de 78,67%. A maioria delas foi justificada por atividades parlamentares (40 vezes) e licença saúde (15 vezes).

Já o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) divide com o colega Ciro Nogueira (PP-PI) a liderança entre os senadores que mais tiveram as faltas não justificadas, ou seja, deixaram de apresentar ao Senado uma licença que abone o dia não comparecido. Os dois senadores deixaram de justificar seis faltas cada.

O senador maranhense foi citado ainda na reportagem como um dos que mais realizou “Missão com Ônus”. De acordo com O Congresso em Foco, Roberto Rocha foi o terceiro senador que mais justificaram a ausência no Plenário alegando estar em missão. Ele utilizou seis vezes a licença.

Os outros dois senadores do Maranhão – Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (Cidadania) – não foram citados na reportagem.

Clique aqui para ler a reportagem completa e a metodologia utilizada para o levantamento.