A senadora Eliziane Gama (Cidadania) e o deputado federal Gastão Vieira (PROS), utilizando as redes sociais, fizeram duras críticas ao Ministério da Educação e ao INEP pela maneira como está sendo conduzido o ENEM 2019.

No fim de semana, o próprio ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu que houve “inconsistência” na correção dos gabaritos do ENEM. Pior é que, até o momento, o MEC e o INEP ainda não conseguiu fazer as correções.

Para complicar de vez, a partir desta terça-feira (21), será aberto o SISU, processo por onde os estudantes colocam as notas do ENEM e ingressam na maioria das universidades públicas do Brasil.

A senadora Eliziane lamentou que o MEC perca tempo com polêmicas e que Educação é coisa séria.

“Enquanto o MEC perde tempo com polêmicas, além de não apresentar uma proposta para a educação brasileira, ainda acumula erros grosseiros. O erro na correção do ENEM já afetou 30 mil alunos e colocou dúvida sobre todo o certame. Educação é coisa séria”, destacou a senadora maranhense.

Já o deputado Gastão Vieira, que já foi secretário de Educação do Maranhão, disse que o ENEM, pela falha que deve prejudicar mais de 30 mil alunos, perdeu a credibilidade.

“Correção do ENEM falha e prejudica 30 mil estudantes. É como o que está acontecendo com cerveja artesanal: perdeu a credibilidade, não recupera mais!!!”, assegurou Gastão.

É preciso coragem, inclusive do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, para reavaliar profundamente o processo de ingresso na maioria das unidades públicas no Brasil, o ENEM, a cada ano, tem se mostrado ser uma “furada” e não ser o melhor caminho, nem mais justo, para o ingresso no ensino superior.

É aguardar e conferir.