O deputado federal Eduardo Braide (Podemos) pode-se dizer que teve um ano perfeito na política, pois termina em alta e não teria como ter concluído melhor o ano que está sendo encerrado nesta terça-feira (31).

Braide segue sendo disparado o líder em todas as pesquisas eleitorais para a Prefeitura de São Luís. Somente nesta semana, mais duas pesquisas foram divulgadas, Data M e Conceito, em ambas, Braide segue nadando de braçadas  na frente de todos os adversários.

O detalhe é que nos dois levantamentos, a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) aparece na segunda colocação. Como este Blog aposta que Roseana não será candidata em 2020, a tendência é que boa parte desses votos possam migrar para Braide, o que aumentaria a possibilidade real de uma vitória logo no 1º Turno das eleições.

Além disso, mesmo num eventual 2º Turno, as pesquisas apontam que Braide derrotaria qualquer um dos outros pré-candidatos para a disputa na capital maranhense.

Se não bastasse o excelente desempenho nas pesquisas, Braide, por mais que estivesse se adaptando na Câmara Federal, conseguiu repetir em Brasília no seu primeiro ano, o mesmo desempenho que sempre teve na Assembleia Legislativa.

Braide conseguiu ser o diferencial da Bancada do Maranhão em pelo menos três aspectos. No primeiro, baseado no Portal da Transparência da Câmara Federal, Braide foi o único parlamentar do Maranhão que não utilizou um apartamento funcional e nem recebeu auxílio moradia (reveja).

Outro aspecto favorável a Braide, é que ele foi o único da Bancada do Maranhão a votar contra o aumento do Fundo Eleitoral (reveja). E por fim, Braide foi o único parlamentar maranhense que teve 100% de presença de dias nas sessões deliberativas. A informação está no próprio site da Câmara Federal e foi destacada por Braide nas redes sociais.

“SEMPRE PRESENTE! Cumprimos com o nosso dever, presente em todas as sessões plenárias, trabalhando todo dia por cada maranhense neste primeiro ano de mandato no Congresso Nacional. Em 2020 vamos seguir com ainda mais determinação!”, destacou Braide.

Além disso, em 2019, Braide seguiu levantando na Câmara Federal bandeiras importantes que levantou anteriormente na Assembleia Legislativa. Eduardo Braide, entre outras coisas, seguiu apoiando os policiais e bombeiros militares (reveja), apoiando as pessoas com deficiência (reveja), colaborando fundamentalmente com a APAE e o Aldenora Bello. lsso sem falar que ano que vem deve aprovar a PEC do Fundo Nacional de Combate ao Câncer, algo que já fez no Maranhão.

Por essas e muitas outras ações é que Eduardo Braide termina 2019 em alta e chega em 2020, como o principal nome para a disputa pela Prefeitura de São Luís.

É aguardar e conferir.