Com o recesso dos legislativos em todo o Brasil, as atenções ficam totalmente voltadas para os bastidores da política, principalmente pelo fato de que ano que vem será um ano eleitoral.

A expectativa é que será exatamente durante esse recesso, que algumas indefinições que existem sejam resolvidas e/ou encaminhadas para as eleições de 2020, na capital maranhense.

Entre as indefinições para o ano que vem, estão o fato de que alguns pré-candidatos ainda não tenham definido suas respectivas legendas para disputar o pleito. Entre esses, estão: Wellington do Curso, Duarte Júnior, Yglesio Moyses e José Carlos Madeira.

Os deputados estaduais Wellignton do Curso (PSDB) e Duarte Júnior (PCdoB), mesmo sendo três de todos os pré-candidatos que já alcançaram dois dígitos nas pesquisas, vivem situações semelhantes, pois apesar de bem posicionados nos levantamentos feitos, nenhum dos dois tem a garantia dos seus partidos de que serão os candidatos.

No PSDB, apesar dos números de Wellignton, o partido sonha em compor chapa com o deputado federal Eduardo Braide (Podemos), líder absoluto nas pesquisas. Se vingar essa aliança, Wellington precisa buscar outra legenda, caso decida mesmo disputar o pleito. Um caminho para Wellignton poderia ser o PSD, comandado no Maranhão pelo deputado federal Edilázio Júnior.

No PCdoB, mesmo com números infinitamente superior ao seu adversário interno, o deputado federal Rubens Júnior, que aprece com apenas 1% nas pesquisas, Duarte não é o preferido da legenda. O PCdoB promete para o início do ano uma definição, mas Duarte parece já estar trabalhando um plano B. A tendência é que Duarte, caso não seja o escolhido do PCdoB, deva ir para o PRB, do vice-governador Carlos Brandão e do deputado federal Cléber Verde, presidente estadual do partido.

Já o deputado estadual Yglesio e o ex-juiz Madeira estão em busca de legendas para a disputa. Yglesio deixou o PDT e namorou o Solidariedade, mas o partido comandado por Simplício Araújo já fez um convite para Madeira, que também tem convite do MDB. Yglesio garante que já tem outras alternativas, mas ainda não declinou quais seriam essas alternativas.

Partidos – Também existe as indefinições dos partidos. Além do PCdoB, que o Blog já tratou acima, existe ainda as situações do PT e MDB.

O PT quer ter uma candidatura própria, mas não definiu nenhum nome. Também especula-se a chegada de um nome para a legenda, mas alguns petistas não aceitam essa hipótese. Já o MDB sonha com uma candidatura da ex-governadora Roseana Sarney, que ainda não se decidiu, mas tende a não disputar. O plano B do MDB seria Madeira, mas o ex-juiz, pela indefinição do MDB, tende a seguir mesmo para o Solidariedade.

Por fim, tem a aliança que está sendo construída entre DEM e PDT. Apesar dos dois partidos possuirem pré-candidaturas, Neto Evangelista e Osmar Filho, respectivamente, não está descartada uma aliança desde o início do pleito de 2020, principalmente por conta das eleições de 2022.

É aguardar e conferir, pois as próximas semanas tendem a ser de definições.