Num evento concorridíssimo, o prefeito Eudes Sampaio (PTB) realizou na tarde desta quinta-feira (12) a entrega da premiação do Voluntariado Municipal 2018, projeto pioneiro coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda (Semas).

A premiação oportuniza aos grupos de voluntários o reconhecimento às boas práticas desenvolvidas em diversas comunidades. Além dos prêmios que beneficiam toda a população dos bairros, o Voluntariado incentiva ações de cidadania e participação social.

O evento faz parte do conjunto de ações, obras e serviços agendados para o mês de dezembro pelo prefeito Eudes Sampaio, que destacou a importância do projeto dentro do município. Ele aproveitou para agradecer às equipes pelo empenho e esforços em prol do desenvolvimento de suas respectivas regiões.

“O Voluntariado é composto por um grupo de pessoas que tem um grande coração porque fazem pela comunidade sem esperar nada em troca. E isso merece o respeito e admiração de todos nós”, destacou Eudes Sampaio, que premiou grupos de voluntariados dos bairros Campina, Vila Roseana Sarney, Vila Dr Julinho, que ficaram em terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente.

O grande vencedor de 2018 e 2019, no entanto, foi o Residencial Nova Terra, através da equipe Brigada Falcão, que receberá, pela atuação do ano anterior, uma praça e um equipamento de play ground, por 2019, conforme escolha feita pelo grupo, que leva em consideração as premiações disponíveis para cada colocação, segundo consta no Projeto de Lei. Da mesma forma, ocorrerá com o grupo “Amigos da Praça da Juventude”, que levará para o Jardim Araçagy III uma academia ao ar livre, após ter ficado em segundo lugar em 2018.

Para a secretária Sônia Meneses (Semas), a ação do Voluntariado concentra um impacto social que provoca transformações edificantes e valorosas nas comunidades. “Através do trabalho da mutualidade, as pessoas destes grupos realizam ações em diversas áreas e promovem benefícios sociais grandiosos em suas localidades”, arrematou.

Benefícios Eventuais – O evento da premiação do Voluntariado Municipal, que voltou a fazer parte do calendário das atividades da prefeitura desde o ano de 2017, quando o projeto foi reconstruído, também foi marcado, neste ano, pela entrega de kits de benefícios eventuais, que contemplou famílias atendidas pelas políticas de assistência social da prefeitura.

Os benefícios são assegurados na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e integram as garantias do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que são disponibilizados aos cidadãos e famílias em situação de vulnerabilidade.