Em março deste ano, o deputado estadual Fábio Macedo se envolveu em uma lamentável polêmica na cidade de Teresina. Para muitos, o triste episódio, estava sepultando a carreira política do jovem parlamentar.

No entanto, Fábio Macedo, mesmo diante da pressão, teve a coragem de publicamente admitir o erro e assumir que estava enfrentando duas graves doenças, a depressão e o alcoolismo.

A revelação de Fábio Macedo foi o início de um belo recomeço, pois a partir daquele momento, o deputado decidiu abraçar a causa e começou a ajudar pessoas que, silenciosamente, vão sofrendo e morrendo vítimas da depressão. O caminho encontrado por Macedo para levar ajuda a quem precisa foi o projeto “Cuidando de Vidas”.

Neste fim de semana, a Caravana Itinerante do Projeto Cuidando de Vidas, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, realizou uma grande ação social no bairro Anjo da Guarda, levando para comunidade atendimento qualificado em saúde mental e outras especialidades médicas.

Centenas de pessoas estiveram no local para receber atendimento gratuito que incluíam consultas com psiquiatras, psicólogos, clínico geral, pediatra, dermatologista, além de atendimentos de enfermagem com aferição de pressão e glicemia, vacinação, testes rápidos, terapia ocupacional, rodas de conversa sobre a depressão, atividades laborais, aconselhamento, técnicas de relaxamento, entre outros.

Idealizador do Cuidando de Vidas, o deputado estadual Fábio Macedo destacou a importância da Caravana Itinerante e ressaltou as parcerias com o Governo na realização do evento.

“É um dia muito importante, porque além dos serviços em saúde mental, trouxemos informação e conscientização sobre a depressão e outras doenças mentais e emocionais para a população do Anjo da Guarda. Nossas ações são focadas em cuidar do bem estar físico e mental das pessoas e graças a Deus tivemos um retorno muito positivo da comunidade.  Agradeço a todas que colaboraram para execução desta ação, principalmente ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e Hospital Nina Rodrigues que fazem conosco essa grande parceria”, disse o deputado estadual.

A diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol chamou atenção para a iniciativa que promove atendimentos em saúde mental de forma itinerante e também a parceria com o Cuidando de Vidas.

“Atualmente nossa sociedade tem vivenciado muitos desafios e uma delas é de como lidar com as suas emoções. A ação realizada hoje através do Projeto Cuidando de Vidas, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde  através do Hospital Nina Rodrigues foi de suma importância para trabalhar a prevenção do adoecimento psíquico, além de poder proporcionar também a promoção da saúde mental de maneira integral à comunidade do Anjo da Guarda”, disse a diretora.

Cuidando de Vidas – O projeto é uma iniciativa que se propõe a levar atendimento em saúde mental, ações sociais e a realização de sonhos para comunidades mais carentes do Maranhão. Através de uma caravana itinerante, o Cuidando de Vidas realiza atendimento médico psiquiátrico e escuta qualificada com psicólogos em um ambulatório móvel de saúde mental. Todos os serviços são ofertados de forma gratuita.

Além das caravanas, também são realizadas atividades educativas prevenção, combate e tratamento da depressão e outras doenças mentais relacionadas; ações sociais  educativas, assim como ajudar a realizar sonhos das famílias mais carentes.

É foi desta forma que Fábio Macedo resolveu não só mudar a sua história, como tem ajudado a demonstrar para tantas outras pessoas que um recomeço é possível e que a vida é bela e única.