Faltando dez meses para as eleições de 2020 na capital maranhense, tem chamado a atenção a quantidade de pré-candidatos para a disputa pela Prefeitura de São Luís.

Somente no grupo político comandado pelo governador Flávio Dino, o número de pré-candidatos pode chegar a nove, isso mesmo, nove pré-candidatos apenas no grupo que comanda a Prefeitura de São Luís desde 1986.

O PCdoB, partido de Dino, possui dois pré-candidatos, os deputados Rubens Júnior (federal) e Duarte Júnior (estadual). A tendência é que Rubens seja oficializado o candidato do PCdoB e Duarte seja candidato pelo PRB, partido do vice-governador Carlos Brandão.

Já o PDT, partido do atual prefeito de São Luís, Edivaldo, tem como pré-candidato o presidente da Câmara, Osmar Filho. Além dos partidos do dois principais nomes para comandar a sucessão na capital, existem ainda outros seis pré-candidatos.

O DEM tem o deputado estadual Neto Evangelista como pré-candidato. O PT, que quer uma candidatura própria, tem o deputado estadual Zé Inácio como pré-candidato, segundo informou nesta semana o deputado federal Zé Carlos. O PSB tem como pré-candidato o deputado federal Bira do Pindaré e a REDE tem como pré-candidato o jornalista Jeisael Marx.

Além desses, já com partidos, ainda existem aqueles que são pré-candidatos e que buscam uma legenda, podendo ingressar em partidos do grupo político de Dino, neste caso estão: o deputado Yglesio Moyses (sem partido) e o ex-juiz federal Carlos Madeira, que deve disputar pelo Solidariedade.

Oposição – Já o número de pré-candidatos dos partidos que estão na Oposição ao grupo político de Flávio Dino, pode chegar a cinco nomes.

O principal nome e líder disparado nas pesquisas é o deputado federal Eduardo Braide (Podemos). No entanto, Braide não é o único. O PV já confirmou que o deputado estadual Adriano Sarney é pré-candidato e o PSDB, que namora uma coligação com Braide, tem o deputado estadual Wellignton do Curso como pré-candidato

Além dos três já confirmados, ainda existe a possibilidade de que a ex-governadora Roseana Sarney seja candidata pelo MDB, pelo menos esse é o desejo do partido. Isso sem falar no nome do médico Alan Garcês, que pretende disputar as eleições representando a ala do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Ou seja, neste momento o número de pré-candidatos alcança um total de 14 nomes, mas vale destacar que o Blog não colocou o ou os candidatos da chamada “ultra-esquerda”, que viriam dos partidos PSOL, PSTU e PCB. Geralmente esses partidos lançam uma ou duas candidaturas.

Inegavelmente, um número grande de pré-candidatos. No entanto, resta saber daqui até outubro de 2020, quantos efetivamente chegam até lá e quanto ficam pelo meio do caminho???

É aguardar e conferir.