No fim de semana, o jornal Folha de São Paulo abordou a movimentação do PT, após a saída de Lula da prisão, para as eleições municipais do ano que vem.

De acordo com o jornal, em São Luís o PT iria compor uma com o PCdoB, e apoiar o deputado federal licenciado Rubens Júnior (PCdoB).

Se a afirmação da Folha de São Paulo estiver correta e essa for mesmo a intenção de Lula, a decisão tem implicações diretas em indefinições nas eleições da capital em 2020.

A primeira é que pode morrer no nascedouro a iniciativa do PT de ter candidatura própria na capital maranhense. Alguns petistas chegaram a cogitar essa possibilidade, mas a eventual aliança com o PCdoB deve por fim nessa candidatura petista.

A segunda indefinição que pode ser resolvida com essa afirmação da Folha é no PCdoB. O partido do governador Flávio Dino, até onde se sabe, teria duas pré-candidaturas em São Luís, pois além de Rubens Júnior tem ainda o deputado estadual Duarte Júnior, que deseja disputar a Prefeitura Municipal de São Luís.

O curioso é que é nítida a preferência da cúpula do PCdoB por Rubens Júnior, mesmo ele alcançando apenas 1% das intenções de voto. Pior para cúpula dos comunistas é que o melhor nome, entre todos os pré-candidatos do grupo político de Flávio Dino, é justamente o “renegado” Duarte Júnior, único que está na casa dos dois dígitos.

O próprio Rubens Júnior, nas redes sociais, ignorou a pré-candidatura de Duarte, após convenção do PCdoB. Por estar se capacitando fora do Brasil, Duarte não participou do evento e, pelo visto, foi solenemente ignorado.

A cada dia fica mais claro que, se realmente quiser disputar as eleições de 2020, Duarte terá mesmo que procurar outro partido. Resta saber quando e se isso irá realmente acontecer, já que convites não faltam.

É aguardar e conferir.