Como era esperado, devido a falta de celeridade da Justiça Eleitoral, os eleitores da cidade de Bela Vista do Maranhão terão que ir as urnas duas vezes e eleger dois prefeitos no ano que vem.

Como o Blog demonstrou anteriormente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) somente em outubro deste ano, resolveu julgar a situação do prefeito Orias de Oliveira Mendes e da sua vice-prefeita Vanusa Santos Moraes, que estavam denunciados desde 2016, por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de Bela Vista do Maranhão.

O TSE ainda determinou a realização de novas eleições para um mandato tampão. A postura da Justiça Eleitoral tem feito alguns políticos acreditarem que o crime compensa, já que ganham a eleição, mesmo que ilicitamente, e governam a maior parte do tempo, justamente pela falta de celeridade.

Com isso, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão definiu que a nova eleição de Bela Vista do Maranhão será no dia 12 de janeiro de 2020. Além disso, o TRE-MA decidiu que poderá participar das eleições o partido que até 6 meses antes do pleito tenha registrado seu estatuto no TSE, conforme o disposto em lei, e tenha, até a data da convenção, órgão de direção constituído na circunscrição, de acordo com o respectivo estatuto.

Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral no município pelo prazo de 6 meses, pelo menos, assim como estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo 6 meses antes da data da eleição e o colégio eleitoral será constituído pelos eleitores inscritos até o dia 14 de agosto de 2019.

Ou seja, como teremos eleições municipais em todo o Brasil em outubro de 2020, os eleitores de Bela Vista do Maranhão irão as urnas duas vezes no ano que vem e irão eleger dois prefeitos.

Pior é saber que tudo isso poderia ter sido evitado, em caso de uma celeridade da Justiça Eleitoral, o que evidentemente não tem sido feito.

Para piorar ainda mais, as despesas das duas eleições em 2020, serão custeadas com dinheiro público, ou seja, com o dinheiro da população.