A Conferência Municipal do PCdoB São Luís, realizada no último sábado (09), deixou à mostra uma realidade incômoda para o partido. O deputado estadual Duarte Júnior é de fato o mais preparado no momento para enfrentar as eleições de 2020 para a Prefeitura de São Luís. O problema é que o partido insistir em apostar suas fichas em Rubens Júnior, atual secretário estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano.

Vale lembrar que o titular da Secid só está nesse cargo como estratégia para fazer dele candidato a prefeito. Talvez por isso seu discurso foi quase todo um histórico de sua relação com o governador, desde sua entrada no PCdoB até sua eleição como deputado federal. Rubens Júnior também fez referências à liberdade do ex-presidente Lula e sobre uma possível candidatura de Flávio Dino à presidência em 2022.

Sobre as eleições em São Luís, Rubens apenas afirmou: “Eu tenho convicção de que, em 2020, nós vamos vencer as eleições na cidade de São Luís e no Maranhão inteiro”. Uma clara tentativa de jogar para a plateia.

No entanto, mesmo sendo a principal aposta do partido, de quem Rubens ganhou uma secretaria inteira de presente com o objetivo de forçar a barra para as eleições, o deputado federal licenciado não consegue ultrapassar 1% nas pesquisas de intenção de voto realizadas até aqui. Especialistas apontam que essa baixíssima menção a Rubens é porque ele não tem carisma nem proximidade com a população, muito menos intimidade com os problemas de São Luís, como ficou provado na Conferência, quando não falou nada sobre a cidade e suas pessoas.

Já Duarte mostrou força e conhecimento da cidade e falou sobre problemas concretos de São Luís, como a saúde pública. Duarte também destacou a união dentro do partido:

“É muito importante que nós nos mantenhamos unidos, que nós não possamos nos deixar dividir, pois casa dividida desmorona”, e completou: “É de extrema importância que possamos olhar atentamente para a nossa ilha. Nós precisamos trazer para São Luís uma gestão verdadeiramente humanizada, uma gestão para as pessoas, das pessoas e pelas pessoas”.

Duarte é ex-presidente do Viva, Procon Maranhão e Procons Nordeste, Duarte tem uma forte base de apoio na capital, comprovada por sua eleição como o deputado mais votado da história de São Luís. Sua proximidade com as pessoas gera cada vez mais aceitação, por meio de ações de mandato participativo, como o projeto “Deputado Em Sua Casa”, indicações de obras e melhorias de infraestrutura realizadas em vários bairros, e ações de valorização da cidade como o projeto de voluntariado “Resgate O Amor Pela Ilha”.

Pesquisa do jornal O Imparcial também apontou que Duarte foi também o deputado mais atuante e eficiente do Maranhão, com o maior número de leis aprovadas. Por tudo isso, Duarte vem se mostrando o nome mais forte do PCdoB para as eleições 2020.

Depois da Conferência de sábado, qualquer partido iria rever sua opção e apostar no óbvio, que seria o nome de Duarte para a Prefeitura. No entanto, estamos falando do PCdoB, que já tomou sua decisão, só não teve coragem de anunciar, mesmo com as pesquisas apontando Duarte na casa dos dois dígitos e o preferido, Rubens Júnior, com 1%.

É aguardar e conferir.