É inegável que a cúpula do PCdoB, incluindo o próprio governador do Maranhão, Flávio Dino, quer a candidatura do deputado federal e atual secretário de Cidades, Rubens Júnior, à Prefeitura de São Luís.

A preferência pela candidatura de Rubens é tão nítida, que o governador não mediu esforços para dar mecanismo para que ele viabilizasse sua candidatura e o partido vai, dia após dia, renegando o nome melhor colocado dentro do grupo político de Flávio Dino nessa disputa, o deputado estadual Duarte Júnior.

No entanto, até agora Rubens Júnior não conseguiu decolar e os números na pesquisa ESCUTEC são decepcionantes.

Para se ter uma ideia do fracasso dos números do candidato preferido dos comunistas, o nome de Rubens Júnior sequer foi citado na pesquisa espontânea, onde não são apresentados os nomes dos pré-candidatos ao eleitor.

Nesse cenário, até o nome do secretário de Educação, Felipe Camarão, que desde o fim do ano passado afirmou que não disputaria a eleição em 2020 e a ex-deputada Maura Jorge, que disputará a Prefeitura de Lago da Pedra, foram citados na espontânea. Enquanto que Rubens Júnior não foi lembrado por nenhum dos entrevistados.

No cenários estimulados, onde os nomes dos pré-candidatos são apresentados, o fracasso se repete. Em apenas um cenário, Rubens atinge 1,1%, mas na maioria chega no máximo a 1%, percentual igual a dois pré-candidatos do PSL, Sílvio Antônio e Allan Garcez.

Duarte – Na contramão desse cenário, aparece o novato Duarte Júnior, que, mesmo no seu primeiro mandato, vai colhendo frutos de 2018, quando foi o deputado estadual mais bem votado na capital maranhense.

Enquanto Rubens Júnior seque com números decepcionantes, o preterido Duarte, mesmo com todo o desgaste que tentam lhe impor, continua tendo o melhor posicionamento entre os pré-candidatos do grupo político de Flávio Dino.

Só que pela teimosia do PCdoB e pelo descarte com tentativas sucessivas de desgaste ao nome de Duarte, o deputado estadual deve sim disputar à Prefeitura de São Luís, mas pelo PRB do vice-governador Carlos Brandão. Já o PCdoB vai ter que remar muito contra a maré para não passar vexame em 2020 na capital maranhense.

É aguardar e conferir.