O Projeto de Lei 245/2019, de autoria do deputado federal do Maranhão, Pedro Lucas (PTB), foi aprovado na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara Federal.

O projeto de Pedro Lucas beneficia diretamente as comunidades Quilombolas de Alcântara e pode ser decisivo para definitivamente o Plenário da Câmara Federal votar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) entre Brasil e EUA, envolvendo a Base de Alcântara.

“Feliz pela aprovação desse projeto que é muito importante para a aprovação do AST no Plenário da Câmara Federal. Este projeto vai compartilhar todos os recursos com as comunidades Quilombolas e comunidades carentes de Alcântara e assim solucionar um imbroglio que tem atrapalhado a votação do AST”, destacou Pedro Lucas, que ainda agradeceu ao relator do projeto, o deputado maranhense Aluísio Mendes, que deu parecer favorável e encaminhou a votação para a aprovação do projeto.

O deputado Pedro Lucas, que tem lutado arduamente pela aprovação do AST, recebeu um rasgado elogio do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara Federal, o deputado Eduardo Bolsonaro, que é filho do presidente da República, Jair Bolsonaro.

“Sou meio cético para esse tipo de matéria, mas por outro lado, estou certo que vindo de Vossa Excelência, o projeto tem a minha confiança e certamente não é um projeto que visa atrasar o Brasil ou qualquer coisa do tipo. É sim um projeto que visa atender os Quilombolas que moram em Alcântara, com isso o espírito desse projeto é muito positivo”. afirmou Eduardo Bolsonaro.

Agora é ficar na expectativa para saber quando, definitivamente, o AST será apreciado em Plenário na Câmara Federal, mas graças ao deputado Pedro Lucas, mais um passo nesse sentido foi dado nesta quarta-feira (16).