É impressionante como alguns defensores do desastroso Governo Flávio Dino, principalmente na área da Saúde, são capazes de tudo para justificar a incompetência.

No triste episódio envolvendo o Hospital Aldenora Bello, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, está tentando solucionar o impasse, alguns governistas, no maior cinismo, querem responsabilizar, pasmem, o deputado federal Eduardo Braide, criador do Fundo Estadual de Combate ao Câncer, e o próprio fundo pelo não repasse dos recursos ao hospital.

O curioso é que somente agora em 2019, alguns governistas estão encontrando defeitos no Fundo Estadual de Combate ao Câncer, mesmo o fundo tendo repassado em 2018 quase R$ 4 milhões ao Hospital Aldenora Belo.

Só que o novo factoide é destruído pelo próprio secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, quando escreveu o artigo “Orgulho de ser maranhense” no ano passado. Veja abaixo.

No artigo, Carlos Lula faz elogios rasgados ao Fundo Estadual de Combate ao Câncer e também deixa claro que seus recursos são exclusivamente destinados ao tratamento da doença.

“…e seus recursos são exclusivamente aplicados em ações destinadas ao tratamento adequado da doença”, disse.

O secretário foi mais além, disse que modificações feitas em 2017 no Fundo Estadual de Combate ao Câncer, hoje criticado por alguns governistas, corrigiram as imprecisões existentes e que o próprio Carlos Lula contribuiu com as modificações.

“Eis a curiosidade: pude contribuir com a redação da Emenda à Constituição que criou o Fundo e, posteriormente, coube a mim como secretário de Saúde efetivamente executa-ló”, afirmou.

Outra curiosidade, que inclusive já havia sido abordado pelo Blog do Jorge Aragão quando da postagem “A Eduardo Braide o que é de Eduardo Braide“, é que o Governo Flávio Dino faz propaganda do Fundo de Combate ao Câncer, fez isso até na Dinamarca. O próprio Carlos Lula foi proferir palestras sobre o assunto.

Ou seja, para divulgar o Fundo de Combate ao Câncer, inclusive esquecendo de citar o autor da iniciativa, o fundo serve, mas para repassar os recursos ao Hospital Aldenora Belo, o fundo já não serve.

Essas incongruências foram destacadas pelo deputado estadual César Pires, nesta segunda-feira (14). O parlamentar lamentou a covardia de alguns governistas que querem responsabilizar o Fundo Estadual de Combate ao Câncer pelo imbróglio envolvendo o Hospital Aldenora Belo.

“Nesse artigo, o próprio secretário disse que, como consultor da Assembleia, ajudou a redigir a PEC e depois a corrigir o que elas chamam de incorreções, para que, a partir de 2018, o Fundo efetivamente tivesse receita para executar o combate a câncer. Como é que agora eles alegam que não podem repassar recursos
ao Aldenora Bello? O deputado Eduardo Braide, autor do Fundo, é de oposição, mas a necessidade é do povo do Maranhão, é dos que necessitam, que não têm condições de fazer tratamento de câncer. O governo não pode agir com ódio de seus opositores e deixar de repassar os recursos ao Fundo Estadual de Combate ao Câncer. É preciso deixar as divergências políticas de lado e cuidar das pessoas”, destacou César Pires.

O Blog até tentou ouvir o deputado Eduardo Braide, mas o parlamentar foi categórico em afirmar: “O próprio Carlos Lula já falou tudo que eu precisava falar sobre o Fundo Estadual de Combate ao Câncer. Vou continuar trabalhando em prol das pessoas que lutam contra essa doença, inclusive tentando acelerar a tramitação no Congresso Nacional do Fundo Nacional de Combate ao Câncer”, disse Braide.

Definitivamente, Eduardo Braide novamente tem razão. Tinha razão quando criou o Fundo Estadual de Combate ao Câncer e tem razão quando não responde as covardes críticas ao fundo, até mesmo pelo fato do secretário Carlos Lula já ter, antecipadamente, feito isso.