Nesta terça-feira, o plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou o Projeto de Lei 018/2019, de iniciativa do Poder Judiciário, que concede reajuste de 2,94% aos salários dos servidores efetivos e comissionados do Poder Judiciário.

Entretanto, a aprovação só foi possível após o recuo por parte do Governo Flávio Dino, afinal o Líder do Governo na AL, deputado Rafael Leitoa (PDT) havia apresentado uma emenda onde o reajuste só seria efetivado após a aprovação do projeto, ou seja, não seria retroativo, como era o desejo dos servidores.

Só que o SINDJUS (Sindicato dos Servidores do Judiciário) e a Oposição na Assembleia Legislativa, composta basicamente pelos deputados Adriano Sarney (PV), César Pires (PV) e Wellington do Curso (PSDB), não aceitaram a emenda apresentada e conseguiram, após o recuo do Governo Flávio Dino, a aprovação do reajuste e com a retroatividade.

O próprio Líder do Governo, Rafael Leitoa, pediu para que sua emenda fosse derrubada, o que aconteceu por unanimidade.

A aprovação do projeto também se deu em regime de urgência, após solicitação do deputado Adriano Sarney, e com o voto favorável de todos os parlamentares que estavam presentes.