A Câmara Federal concluiu na madrugada de sábado a votação em primeiro turno da proposta de Reforma da Previdência (PEC). Polêmica e com mudanças significativas no sistema previdenciário do país, a peça foi aprovada por 379 votos favoráveis e 131 contrários.

Quatro destaques e emendas, de um total de 12, foram aprovadas. Destes, há inclusão de modificações em regras para a aposentadoria de policiais, mudanças no cálculo de benefícios para as mulheres, na idade mínima para professores e no tempo mínimo de contribuição para homens.

A bancada maranhense, ativa no processo, se posicionou da seguinte forma: votaram de forma contrária à matéria os deputados Eduardo Braide (PMN), Bira do Pindaré (PSB), Márcio Jerry (PCdoB) e Zé Carlos (PT).

Confirmaram votos favoráveis à peça os parlamentares Gil Cutrim (PDT), Edilázio Júnior (PSD), Gastão Vieira (PROS), Hildo Rocha (MDB), André Fufuca (PP), João Marcelo (MDB), Juscelino Filho (DEM), Pastor Gildenemyr (PL), Cléber Verde (PRB), Aluisio Mendes (PODE), Josimar de Maranhãozinho (PL), Júnior Lourenço (PL), Marreca Filho (PATRI) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).

Os deputados federais entram agora no período de recesso parlamentar, por isso a suspensão das atividades e das discussões sobre a reforma. Somente no mês de agosto, o tema voltará a ser debatido na Casa e haverá então a votação da Reforma da Previdência em segundo turno.

Depois disso, o texto segue para o Senado da República. E o Senado definirá o futuro de milhões de brasileiros.

Estado Maior