É cada vez mais claro que o nome preferido do PCdoB e do próprio governador Flávio Dino, para as eleições de 2020, em São Luís, é o do deputado federal e atual secretário de Cidades, Rubens Júnior.

A primeira grande demonstração de Flávio Dino foi ter trazido de volta Rubens Júnior de Brasília, deixando ele mais presente e próximo de São Luís. Agora, neste segundo momento, tem dados mecanismo para que Rubens Júnior se viabilize para a disputa da Prefeitura de São Luís.

No entanto, Rubens Júnior terá uma corrida contra o tempo, já que faltam um pouco mais de um ano para a eleição e aproximadamente dez meses para a definição do PCdoB e do grupo político de Flávio Dino para 2020.

Rubens Júnior segue muito mal posicionado nas pesquisas e terá que inicialmente ultrapassar o seu adversário interno de partido, o deputado estadual Duarte Júnior, que segue sendo o melhor governista posicionado, único a alcançar dois dígitos.

É importante até fazer um parêntese aqui para a postura de Duarte Júnior. Mesmo já tendo sido procurado por outras legendas, mesmo sabendo do seu bom posicionamento nas pesquisas eleitorais e mesmo sendo, até o momento, preterido no seio comunista,. Duarte Júnior segue com muita tranquilidade aguardando e confiando que ainda pode ser o candidato do PCdoB. Resta saber até quando Duarte, que tem sido um gentleman, chegando até a parabenizar Rubens Júnior pelo “Nosso Centro”, terá essa paciência, pois pode correr o risco de perder o tempo certo e inviabilizar sua tentativa de disputar a Prefeitura de São Luís.

Voltando a Rubens Júnior. Depois que vencer a briga interna do PCdoB, precisará ser o melhor colocado entre os outros pré-candidatos a Prefeitura de São Luís da base governista, já que a estratégia é lançar muitos nomes para levar a disputar para o 2º Turno.

Depois de conseguir isso, tarefas nada fáceis, terá que conseguir unir todos os governistas em torno do seu nome para ter chances em uma eventual disputa com o deputado federal Eduardo Braide (PMN), que segue disparado liderando as pesquisas eleitorais e, se não vencer a disputa no 1º Turno, fatalmente estará no 2ºTurno.

Uma montanha bem íngrime a que Rubens Júnior precisa subir, principalmente porque ele terá, entre tantos outros adversários, o tempo como seu pior inimigo.

É aguardar e conferir.