Desde 2015, o Maranhão melhorou todos os indicadores avaliados do Ensino Médio e do Fundamental. Os dados são do Anuário Brasileiro da Educação Básica, divulgado nesta terça-feira (25) pela ONG Todos Pela Educação.
A melhora se deu ao mesmo tempo em que o Programa Escola Digna se espalhou pelo Estado, com a entrega de mais de 850 colégios construídos ou reformados desde então.
O Ensino Médio foi um dos que mais avançaram. Na rede pública, essa fase é de responsabilidade do Estado. As demais estão na esfera municipal. A taxa de matrículas no Ensino Médio era de 59,1% em 2014. Em 2018, subiu para 63,5%. O desempenho é melhor que a média do Nordeste, que ficou em 60,4%.
Considerando os jovens de 19 anos que concluíram o Ensino Médio, a taxa passou de 45,2% para 52% no período. Ainda de acordo com a pesquisa, a escolaridade média da população entre 18 e 29 anos subiu de 9 anos de estudo para 10,5 anos de estudo de 2014 a 2018.
Ideb – Outro índice mencionado pelo estudo do Todos pela Educação – e que já era conhecido – é o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que passou de 2,8 para 3,4 entre 2013 e 2017. Essa nota mede a qualidade das escolas públicas do Ensino Médio.
“Os dados apresentados pelo relatório do Todos pela Educação só reforçam nossa certeza de que a educação é um investimento extremamente importante. A ascensão dos índices maranhenses apresentados no documento coincide com os esforços envidados pelo governador Flávio Dino, que com o Programa Escola Digna tem tentado corrigir muitos déficits que o Maranhão acumulou ao longo de décadas”, diz o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
“Esses resultados só nos engrandecem e motivam para continuarmos nesse caminho da transformação social, que passa pela educação”, acrescenta.
Ensino Fundamental e creches – O Anuário também mostra que o Maranhão aumentou as matrículas no Ensino Fundamental de alunos entre 6 e 14 anos de 96,5% para 97% entre 2014 e 2018. Nas creches, o índice de frequência de crianças até 3 anos subiu de 26% para 29,6% entre 2014 e 2017. Os dados de 2018 não foram incluídos.
Na pré-escola, com crianças de 4 e 5 anos, o índice cresceu de 93,8% para 97,2% entre 2014 e 2017.
É um dos poucos que se salva nesse desgoverno, os números mostram isso.
Continua em último em tudo o velho Maranhão de araque
Comemorar o que?Estes números são fictícios ,assim como todo este desgoverno ,no ensino médio ,em muitas escolas da capital os alunos estão sem assistir aulas de algumas disciplinas,simplesmente por falta de professores,muitos docentes estão com a carga horária dividida em duas ou mais escolas,sendo que algumas delas estão com a sua estrutura física bastante avariadas,portanto só quem comemora é este desgoverno,o mesmo só tem falácias e mais falácias,sapo comunista ridículo.
Amigo Armando,gostaria que nos respondesse,já que és conhecedor e sabe de tudo,para que serve o Sinproesema ? Quantas e quais escolas visitaste? O que é escola de tempo integral? O que é escola Digna e como funciona de forma geral? Conhece por exemplo a localidade de São Pedro dos Crentes e a escola Digna do local? Conheces o teu estado todo? Conhece a tua cidade ? Fez alguma universidade? Sabes quantos ganhávamos no passado? Agora,perfeito somente DEUS.