Depois de seis meses, enfim o Tribunal Regional Eleitoral deve voltar a julgar o caso da prefeita de Santa Luzia, França do Macaquinho, e do vice-prefeito Juscelino Júnior.

A expectativa é que nesta segunda-feira (24), o TRE-MA dê o seu posicionamento final sobre a cassação dos dois gestores, julgando os embargos de declaração, que mais parece um recurso apenas para protelar a decisão final da Justiça Eleitoral do Maranhão.

O próprio TRE-MA, em novembro do ano passado, decidiu por 5×1 pela cassação dos dois gestores, por compra de votos e abuso de poder econômico cometidos nas eleições municipais de 2016.

No entanto, os dois gestores seguem na Prefeitura de Santa Luzia graças a uma liminar e a morosidade do TRE-MA, que está levando mais de seis meses para julgar o recurso protelatório de França do Macaquinho e seu vice-prefeito. O Blog do Jorge Aragão tem cobrado sistematicamente uma celeridade bem maior por parte da Justiça Eleitoral, justamente para não se cometer injustiças e ficar o sentimento de que o eventual crime valeu a pena (reveja aqui).

A expectativa é grande em Santa Luzia, até mesmo pelo fato de que a população espera por dias melhores, afinal a gestão atual vai sendo desastrosa. Vale lembrar ainda que um posicionamento recente do Tribunal Superior Eleitoral complicou ainda mais a situação de França do Macaquinho (reveja).

É aguardar e conferir.