Logo que foi divulgado a programação do São João 2019, o secretário de Cultura do Maranhão, Diego Galdino, recebeu algumas críticas, principalmente pelo fato de novamente trazer atrações de fora do Estado.

Um dos alvos da crítica foi a abertura do São João com a presença do cantor Alceu Valença, no Arraial da Praça Maria Aragão. Muitos entendiam que não haveria a necessidade de importar ninguém para o início da festa maranhense.

No entanto, o público, mais uma vez, deu razão a Diego Galdino e mostrou que ele segue no caminho certo, tanto no Carnaval, quanto no São João.

O público simplesmente lotou o Arraial da Praça Maria Aragão, para prestigiar o início da programação oficial do São João. A abertura de um dos maiores arraiais da cidade, organizado na parceria entre Prefeitura de São Luís e Governo do Maranhão, contou com a participação de Alceu Valença e a apresentação de grupos locais de tambor de crioula, bumba meu boi e dança portuguesa.

A presença em massa do público, logo no primeiro dia, demonstrou que os amantes do São João aprovaram a iniciativa de abrilhantar o já grandioso São João do Maranhão com atrações de outros estados.

O que não pode, e não vai acontecendo na gestão de Diego Galdino na Cultura, é não valorizar as brincadeiras maranhenses em detrimento as atrações de fora, mas unir as duas coisas, está novamente comprovado que dá certo e que o público aprova.

E olha que foi apenas o primeiro dia, já que as festas seguem até o fim do mês e com espaço para todos.