É bem verdade que a gestão Edivaldo (PDT) sofre algumas críticas, principalmente no quesito de infraestrutura das ruas e avenidas de São Luís, mas no aspecto dos Resíduos Sólidos é impossível não reconhecer os enormes avanços.

No último fim de semana, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve no Maranhão e se deparou com dois lixões ao ar livre, nos municípios de Paço do Lumiar e Santo Amaro.

O ministro chegou a tratar o assunto nas redes sociais e aproveitou para anunciar o lançamento do programa Lixão Zero. Segundo levantamento recente, são mais de 3 mil lixões a céu aberto em todo país, inclusive em  capitais.

No entanto, a capital maranhense, após o início da gestão Edivaldo, está em outro patamar. O próprio prefeito, em artigo publicado recentemente, confirmou que já pretende implantar a coleta seletiva regular na cidade.

A iniciativa será mais um grande avanço, afinal São Luís contabiliza outras medidas que fizeram com que avançássemos na gestão de Resíduos Sólidos no Governo Edivaldo.

O marco deste trabalho foi a desativação do temível Aterro da Ribeira (foto acima), um lixão a céu aberto que ficou em operação por mais de 20 anos e que parecia – apenas parecia, faltava mesmo era boa vontade – um problema sem solução.

Por conta dessa corajosa iniciativa do prefeito Edivaldo de enfrentar o problema, atualmente todo o resíduo domiciliar coletado em São Luís é descartado em aterro ambientalmente adequado.

Além disso, outro ponto muito forte da gestão do pedetista na questão dos Resíduos Sólidos, já destacado algumas vezes pelo Blog, foi a construção de vários Ecopontos em toda a São Luís. Até o momento já são 12 instalados, mas com outros três em construção.

Também é importante destacar que São Luís já possui uma central com call center da limpeza. Em breve terá um aplicativo, conforme também já anunciado pelo próprio prefeito.

Sendo assim, é inegável que na questão dos Resíduos Sólidos, a gestão Edivaldo está, no mínimo, um passo bem largo à frente da maioria das capitais brasileiras.