Depois de inúmeras denúncias sobre o IPREV (Instituto de Previdência dos Servidores), principalmente na Assembleia Legislativa, o presidente do órgão, Joel Fernandes Benin, foi silenciosamente exonerado.

Ao contrário do que faz normalmente, o governador Flávio Dino não informou nas redes sociais a exoneração de Benin, que já foi publicada no Diário Oficial da última segunda-feira (22). Clique ao lado para ampliar.

O IPREV tem sido acusado de proporcionar um rombo enorme nas contas do FEPA (Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria). Desde o ano passado, o assunto tem sido denunciado na Assembleia Legislativa.

Além disso, após as graves denúncia os deputados oposicionistas tentam convocar Benin para explicar os saques do FEPA. O então deputado estadual Eduardo Braide tentou a convocação no fim de 2018, mas foi barrado pela base governista.

Agora, em 2019, o deputado estadual César Pires também apresentou requerimento para convocar Benin, mas fez um acordo com o Líder do Governo na Assembleia, o deputado Rafael Leitoa (veja aqui).

Pelo acordo celebrado, Pires retirava o requerimento de pauta e Benin iria espontaneamente prestar os esclarecimentos. A expectativa é que Benin fosse na próxima terça-feira (30), mas após sua silenciosa exoneração, isso dificilmente irá acontecer.

Pelo visto, foi mais uma estratégia do nada transparente Governo Flávio Dino.