Dos 18 deputados federais do Maranhão, somente cinco declararam apoio à reforma da Previdência defendida pelo Governo Federal. Um deputado diz apoiar de forma parcial e outros 12 se dizem contra ou ainda estão indefinidos.

Dos indefinidos, que são maioria entre os maranhenses na Câmara dos Deputados, quase todos pertencem a partidos que compõem o chamado centrão, partidos fisiologistas que estão sempre com o governo em troca de espaços políticos ou com acordos políticos. Entre os nomes dos maranhenses no Centrão estão Cléber Verde (PRB) e Josimar de Maranhãozinho (PR).

Dos que se dizem apoiadores, não há qualquer deles que esteja completamente fechado com o governo de Jair Bolsonaro e o texto original da Reforma. Apesar de concordar com as mudanças, afirmando serem necessárias, os deputados federais pedem modificações no documento inicial. Esse é o caso de deputados como Pastor Gildenemyr (PMN) e Aluisio Mendes (Pode).

Talvez somente os membros da oposição que fazem parte da bancada maranhense estão completamente convictos de suas posições. Parlamentares como Márcio Jerry (PCdoB), Zé Carlos (PT) e Bira do Pindaré (PSB) são contra a reforma de qualquer forma.

O fato é que a tramitação da matéria caminha na Câmara Federal e em um futuro bem próximo os maranhenses e demais deputados federais terão de decidir sobre a posição a ser tomada em relação à reforma, que vai atingir milhões de brasileiros pelos próximos anos.

Votos direcionados – Os deputados federais do Maranhão – assim como os demais parlamentares – não estão fechando apoio à reforma da Previdência de acordo com votos de bancada.

Os parlamentares, na verdade, estão acompanhando as posições definidas pelos seus partidos, como é o caso de Gil Cutrim (PDT) e Pedro Lucas Fernandes (PTB).

O primeiro é contra porque o PDT já fechou questão para votar contra o texto da reforma. O segundo é favorável, de acordo com o que decidiu o PTB nacional.

Estado Maior