Com pouco menos de três meses como deputado federal, o presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, vai abusando da incoerência na sua atuação parlamentar e adotando uma postura totalmente inversa quando estava no Executivo, sendo um dos “homens fortes” do Governo Flávio Dino.

A primeira grande incoerência de Jerry, destacada pelo Blog, foi um requerimento de sua autoria convocando o general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Governo de Jair Bolsonaro. Jerry queria explicações sobre uma denúncia de uma eventual espionagem da Agência Brasileira de Inteligência na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

No entanto, quando era do Executivo, Jerry vivia reclamando quando um deputado oposicionista “ousava” apresentar na Assembleia Legislativa um requerimento solicitando a convocação de um membro da gestão comunista.

O segundo exemplo da mudança de postura de Jerry, por total conveniência, foi no episódio envolvendo o delegado Thiago Bardal. O deputado Edilázio Júnior cobrou esclarecimentos e/ou apuração das graves denúncias do delegado maranhense.

Jerry, para blindar os aliados do Governo Flávio Dino, disse que pelo fato de Bardal estar preso, mesmo alegando inocência, ele não teria autoridade moral para denunciar ninguém e suas denúncias não devem ser levadas em conta.

No entanto, o mesmo Jerry já comemorou inúmeras vezes quando as delações premiadas da Lava Jato, feitas por réus confessos, atingiam os seus adversários.

Nesta semana, veio a terceira incoerência latente de Jerry. O deputado maranhense criticou a iniciativa do ministro Sérgio Moro de utilizar a Força Nacional para impedir “manifestações pacíficas e democráticas” na Esplanada dos Ministérios. Jerry chegou a apresentar um projeto para sustar tal portaria.

No entanto, mais uma vez Jerry não utilizou o mesmo peso e a mesma medida. O deputado maranhense, infelizmente não tem agido desta forma com relação aos aprovados no concurso da Polícia Militar do Maranhão.

Os aprovados, para muitos já considerados policiais, seguem acampados e protestando, em frente ao Palácio dos Leões, contra uma promessa não cumprida pelo governador Flávio Dino.

Jerry além de não apoiar a justa reivindicação dos aprovados, também não saiu em defesa dos manifestantes, que já tiveram faixas arrancadas, barracas desarmadas e que vão sendo diariamente intimidados e/ou ‘convidados’ a deixarem o espaço público, mesmo realizando uma “manifestação pacífica e ordeira”.

Sendo assim, é melhor diminuir o ritmo dessas incoerências, porque está fincando muito feio, meu caro Márcio Jerry…