O que você consegue fazer sozinho? Calçar os sapatos, escovar os dentes, comer, lavar a própria louça e roupa? Essas e outras tarefas que para maioria das pessoas são tão comuns que chegam a ser automáticas, têm um significado muito diferente para parte das pessoas com deficiência, que sem o apoio e desenvolvimento necessários jamais seriam possíveis.

Para Patrícia Reis, 24 anos, portadora de deficiência múltipla (baixa visão e Síndrome de Turner), realizar essas simples atividades eram grandes desafios. Há cinco anos, quando ingressou no Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, era uma pessoa introspectiva e totalmente dependente de cuidados. Hoje ela e sua família conseguiram superar vários obstáculos, se tornando mais feliz, independente e confiante. O equipamento integra a política de Assistência Social colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo.

“Com o Centro-Dia temos a oportunidade de melhorar a vida de pessoas com deficiência, de oferecer a elas dignidade, autoestima. É nossa missão garantir assistência e cidadania para aqueles que mais precisam dessas políticas. Temos a alegria de ver o resultado desse trabalha impactando de forma positiva na vida das pessoas”, disse o prefeito Edivaldo.

Patrícia é uma das pessoas acompanhadas pelo Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, gerido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), em parceria com Instituto Pobres Servos da Divina Providência. O espaço, implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, comemorou nesta sexta-feira (22), cinco anos de trabalho com esse público e suas respectivas famílias.

“Eu era assim muito tímida, não conseguia fazer as coisas dentro de casa e nem tinha vontade ou gostava de sair. Através do Centro-Dia, eu aprendi tantas coisas, abotoar meus próprios sapatos, cuidar das minhas coisas e isso me faz bem, mais feliz e acreditar no meu próprio potencial, porque eu sei que sou capaz de fazer”, disse a jovem.

De acordo com a secretária da Semcas, Andréia Lauande, são várias conquistas a serem comemoradas, principalmente em relação a qualidade de vida do público atendido no espaço. “O Centro-Dia foi inaugurado em São Luís pelo prefeito Edivaldo trazendo a perspectiva de mudanças de realidades e autonomia para as pessoas com deficiência. Todos os dias vemos efetivamente esse avanço, já que os serviços prestados contribuem para desenvolver as potencialidades e independência dos usuários e suas respectivas famílias. Além disso, também temos a questão da inclusão social, hoje essas pessoas são protagonistas das suas próprias histórias, se tornando empoderados e confiantes”, destacou.

CENTRO-DIA – O Centro-Dia de Referência é uma unidade especializada que atende jovens e adultos com deficiência que não têm autonomia e dependem de outras pessoas. No local são desenvolvidas atividades que permitem a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionam autonomia e convivência. As famílias também recebem atendimento.

Além da atenção integral à pessoa com deficiência, o centro, ao mesmo tempo serve de apoio às famílias e aos cuidadores familiares.

Inegavelmente, a Gestão Edivaldo, através do Centro-Dia tem levado dignidade as pessoas com deficiência.