Aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) comentam nos bastidores, desde a semana passada, a possível reaproximação do chefe do Executivo com o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSDB).

Na última sexta-feira, por exemplo, durante a solenidade de posse do ex-prefeito de São José de Ribamar Luis Fernando Silva (PSDB) como novo secretário de Estado de Programas Estratégicos, Dino e Zé Reinaldo trocaram elogios.

“Tenho gratidão ao governador Zé Reinaldo, fiel amigo”, declarou o comunista, ao mencionar a presença do ex-aliado na plateia da solenidade oficial.

Já Zé Reinaldo, devolveu a “gentileza” e rasgou elogios ao comunista. “Eu gosto muito do Flávio. Vejo nele uma pessoa esforçada, querendo melhorar o Maranhão”, enfatizou.

O gesto de ambos os lados durante a solenidade reforçou a tese de que há sim a possibilidade de reaproximação dos ex-aliados.

Flávio Dino e Zé Reinaldo romperam no ano passado, quando aproximava-se o período eleitoral. O tucano queria impor uma candidatura ao Senado com o apoio do Governo, mas acabou rejeitado pelo Palácio dos Leões. Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PPS) foram os candidatos do comunista.

O tucano chegou a criticar de forma dura o ex-aliado. Em um artigo que repercutiu forte na política, ele afirmou o seguinte sobre a situação do estado: “Na propaganda é bonita, mas a realidade é cruel”.

Ele também levantou dados do IBGE que apontaram o Maranhão com a pior renda per capita do país. A crise foi grande.

Mas, como na política tudo é muito dinâmico, o tucano agora, já não descarta uma nova composição. Resumiu desta forma, quanto a um eventual convite de Dino: “Se tiver, analisaremos”.

Então, tá…

Enquanto isso… – Se por um lado aliados de Flávio Dino admitem a possibilidade de reaproximação com Zé Reinaldo, por outro tratam, nos bastidores, de uma insatisfação do comunista com Bira do Pindaré.

Bira teria rejeitado um convite de Dino para assumir pasta no Executivo e abrir espaços para a composição de suplentes na Câmara Federal.

Talvez por isso tenha levado um verdadeiro “pito” de Dino em rede social, quando tentou passar a ideia de que seria o “pai” do Iema. O comunista deu os créditos a Eliziane Gama e ao PPS.

Estado Maior