O Blog do Jorge Aragão já antecipava que a posse coletiva dos novos secretários do governador Flávio Dino (PCdoB), inicialmente prevista para quinta-feira (21), deveria ser adiada, pelas inúmeras indefinições existentes (reveja aqui).

Nesta quarta-feira (20), o governador já informou aos futuros novos secretários que a posse coletiva foi realmente adiada para a próxima segunda-feira (25), ou seja, o comunista ganha mais quatro dias para concluir o “quebra-cabeça” da composição de sua nova equipe.

Até o momento, Flávio Dino só confirmou cinco mudanças no primeiro escalão – Rodrigo Lago (Comunicação e Articulação Política), Rogério Cafeteira (Esporte e Lazer), Lilian Guimarães (Transparência e Controle), Rubens Júnior (Cidades) e Flávia Alexandrina (Gestão e Previdência).

Só que as mudanças param por aí, Flávio Dino ainda precisa contemplar alguns partidos que querem ampliar seus espaços ou definitivamente integrar o governo. PP, PR, DEM, PT e PTB, são os partidos que estariam postulando vagas nessa reforma.

Postura admirável – O PTB que está na base do Governo Flávio Dino, mas sem espaço na gestão comunista, através do seu presidente no Maranhão, o ex-deputado federal Pedro Fernandes, deu uma declaração interessante.

Pedro Fernandes tem dito que o “PTB jamais colocará a faca no pescoço do governador Flávio Dino e espera ser chamado”. Uma declaração interessante, principalmente vindo de um partido que não tem espaço na gestão comunista.

Além disso, nunca é demais lembrar que o nome de Pedro Fernandes, que já foi secretário municipal, estadual e só não virou ministro por ter mantido o apoio à reeleição de Flávio Dino, seria um excelente nome para melhorar o governo.

No entanto, mesmo tendo uma “fatura” para cobrar, Pedro Fernandes mantém uma postura ética e digna.

Pena que isso parece não sensibilizar o governador Flávio Dino, que, para surpresa de muitos, vai cedendo a pressões de alguns para compor sua nova equipe.

É aguardar e conferir.