É óbvio que faltam quatro anos e muita coisa pode acontecer, inclusive nada, mas a cada dia o governador Flávio Dino (PCdoB) vai deixando, através de gestos, bem transparente o caminho que está sendo traçado para 2022.

O primeiro grande gesto foi renovar a parceria com Carlos Brandão e fez isso ao escolhe-lo novamente para o cargo que terá um papel fundamental em 2022, já que Flávio Dino deixará o governo antes do fim, pela desincompatibilização, para disputar um novo pleito.

Muitos questionaram a escolha de Flávio Dino, afinal Brandão é um político na sua essência e como todo político raiz quer sempre voos mais altos. Com isso, seria mais difícil convence-lo a não assumir o cargo de governador, mesmo diante de outras oportunidades, como por exemplo o Tribunal de Contas do Estado.

Mesmo ciente disso, Flávio Dino bancou a escolha de Carlos Brandão para novamente ser o seu vice-governador. É claro que a postura leal, serena e correta de Brandão ajudou bastante, mas inegavelmente foi o primeiro gesto do comunista para 2022.

O segundo grande gesto de Flávio Dino foi escolher o seu novo “homem forte”. Com a saída de Márcio Jerry para a Câmara Federal, o escolhido para o posto foi o deputado estadual e secretário chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares (reveja aqui).

Também não é segredo para ninguém o grau de relacionamento entre Carlos Brandão e Marcelo Tavares. E é óbvio que um aliado desse naipe no governo, ajuda ainda mais a calcificar o caminho para 2022.

Por fim, o terceiro gesto de Flávio Dino para 2022 é a sua ponte área São Luís – Resto do Brasil. Só nesses primeiros 45 dias do segundo governo, o comunista tem visitados outros Estados, participados de encontros fora do Maranhão – não só com políticos, ido à Brasília e sendo, nas redes sociais, Oposição ferrenha, as vezes exagerada, ao Governo Jair Bolsonaro.

Com as viagens mais frequentes de Flávio Dino, que deve ser uma tônica, afinal almeja se viabilizar para disputar a Presidência da República, o caminho fica escancarado para que Carlos Brandão possa aparecer mais nessa segunda gestão, como foi o caso desta quinta-feira (14).

Hoje, o vice-governador, que nunca escondeu de ninguém o sonho de governar o Maranhão, entregou juntamente com o secretário de Educação, Felipe Camarão, a primeira escola da rede estadual no município de Feira Nova. E essa deve ser uma rotina de Brandão no segundo mandato. Lembrando inclusive que neste ano, foi justamente Brandão que representou Dino na abertura oficial dos trabalhos na Assembleia Legislativa, lendo inclusive a mensagem governamental.

Política é feita de gestos e é preciso saber interpreta-los, mas nesse caso tem sido tão visíveis que só não enxerga quem não quer realmente ver.

Entretanto, esse é um cenário que vai sendo traçado, mas como deixei claro no início da postagem, até 2022 tudo pode acontecer, inclusive nada.

É aguardar e conferir.