Utilizando a Tribuna da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Neto Evangelista (DEM) fez questão de reconhecer publicamente o trabalho que vai sendo desenvolvido pelo secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão (DEM).

Neto Evangelista fez um rápido apanhado sobre o bom trabalho que vai desenvolvendo Felipe Camarão, principalmente com o programa Escola Digna.

“Dados mostram que o programa cresce de forma rápida. Hoje, 65% das escolas da rede estadual estão reformadas, 61 já foram entregues em substituição às escolas de taipa e de palha. Além disso, o estado tem investido, paralelamente, na qualificação profissional dos professores”, destacou o parlamentar.

Além disso, Neto Evangelista fez questão de divulgar alguns números que comprovam o bom trabalho executado por Felipe Camarão na Secretaria de Educação.

“Em 2010, tínhamos, em torno de 20,8% de analfabetos no Maranhão e, hoje, temos 16,7%. Saímos da 21º para a 13º colocação no País na nota do IDEB. Em 2014, não existia nenhuma vaga em escola de ensino integral no Maranhão. E, hoje, já passam de 13 mil alunos que estudam em escola de tempo integral. Vale destacar outros avanços na pasta, a exemplo das progressões, promoções e concursos públicos. O último concurso da categoria realizado no Estado ofereceu o maior salário do Brasil. Tudo isso resulta do trabalho incansável do Governo do Estado, por intermédio do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que não mede esforços para transformar a realidade da população maranhense pelo melhor caminho, que é o caminho do saber”, finalizou.

O leitor pode perguntar onde estaria a curiosidade do discurso de Neto Evangelista, afinal teoricamente seria natural, já que ambos pertencem ao mesmo partido (DEM) e ao mesmo grupo político.

No entanto, o mais atento perceberá que tanto Neto Evangelista quanto Felipe Camarão são dois dos principais nomes do grupo de Flávio Dino para a disputa da Prefeitura de São Luís em 2020. Ou seja, em tese devem travar uma disputa inicialmente interna no partido e posteriormente no grupo político para que um dos dois possa efetivamente disputar as eleições municipais.

E é exatamente por esse motivo que o discurso precisa ser valorizado e por dois aspectos: a grandeza de Neto Evangelista, que soube reconhecer publicamente o bom trabalho desenvolvido por um “futuro adversário”; E o bom trabalho desenvolvido por Felipe Camarão na Educação, tão bom que até um “futuro adversário” soube reconhecer publicamente.

É simples assim.