A história das praças Deodoro e Panteon, que tanto representam para a vida social e econômica da população ludovicense e ainda um tributo às 18 personalidades que influenciaram a literatura e a cultura maranhense e que estão imortalizadas no espaço são o enredo do Sarau Histórico que a Prefeitura de São Luís realiza nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, em palco montado na via entre os dois logradouros.

A atividade, que pela primeira vez será realizada no Complexo Deodoro – recentemente reformado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura – faz parte do Programa Reviva, implantado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e tem como um dos objetivos exaltar a arte, cultura e tradições da cidade.

A realização do Sarau Histórico no Complexo Deodoro pretende ressaltar ainda mais a beleza e a importância histórica dos espaços resgatados após as obras de revitalização. A reforma e melhorias feitas são consideradas um dos maiores investimentos na área do Centro de São Luís nos últimos 30 anos. A entrega do Complexo Deodoro aconteceu no dia 22 de dezembro de 2018.

O Sarau Histórico do Complexo Deodoro terá como tema o “Panteon Maranhense” e prestará uma homenagem aos vultos da história representados pelos bustos que fazem parte da Praça do Panteon e que contribuíram com a literatura e cultura do Estado.

“O evento segue orientação do prefeito Edivaldo. No local teremos um grande espetáculo, com música, poesia e teatro. Será um momento especial para fazer o resgate do passado, onde também eram realizados saraus, principalmente no período colonial. O público vai interagir com atores devidamente caracterizados com vestes do século XIX e que farão uma bela homenagem aos vultos da nossa história. É uma excelente oportunidade da população conhecer a história da nossa cidade, que é Patrimônio da Humanidade. Isso cria um sentimento de pertencimento”, informa a secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo.

A secretária Socorro Araújo destaca que o Complexo Deodoro é hoje um dos “principais cartões-postais de São Luís”. A afirmação da secretária vem de encontro à realidade das praças Deodoro e Panteon que, após as obras de revitalização passaram a ser ainda mais frequentadas e registradas em fotos por quem visita os espaços. “Estão lindas e têm um valor histórico grandioso e por isso precisam ser valorizadas por todos nós”, completa a titular da Setur.

Com a reforma, a Praça do Panteon teve o piso renovado com a colocação de pavimento em concreto lapidado. Na área central, granito, grama nos canteiros e caramanchões. O espaço apresenta um novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras) e luminárias mais eficazes, melhorando o sistema de iluminação pública do local. O espaço também é uma espécie de “galeria de arte a céu aberto”, como classificou o presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, ao se referir, na inauguração do Complexo, ao retorno dos bustos de 18 nomes notáveis da literatura e arte maranhenses ao local.

Por sua vez, a Praça Deodoro apresenta novo piso, banheiros públicos estruturados, bancos ornamentados com as históricas pedras lioz e design diferenciado, espaços para a promoção de uma variedade de ações culturais e artísticas. A iluminação pública foi toda renovada, e há, ainda, um centro que serve para equipes administrativas, Blitz Urbana e policiamento que fazem o monitoramento diário dos logradouros.