O deputado estadual eleito Duarte Júnior precisa refletir e/ou ser orientado sobre os excessos que têm cometido. Em busca intensa e insistente da mídia a qualquer custo, Duarte Júnior tem se tornado praticamente um megalomaníaco, uma figura antipatizada e correndo o risco de se tornar folclórico.

Ninguém deve tirar os méritos de Duarte Júnior como diretor do PROCON e a quantidades de votos que obteve nas urnas, isso na primeira vez que resolveu ser testado. Entretanto, a postura adotada pelo futuro deputado é arriscada e temerária, principalmente para ele.

Os excessos de Duarte Júnior foram muitos, mas o Blog vai se ater aos mais recentes. Ficou feio para um professor de Direito, teoricamente conhecedor das leis, ter sido multado por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão por propaganda antecipada (reveja).

Também foi feio e totalmente desnecessário a tentativa de Duarte Júnior de tentar tirar proveito da boa avaliação do secretário de Educação, Felipe Camarão, o mais bem avaliado dentro do Governo Flávio Dino, durante a campanha eleitoral. Absurdamente e de maneira mentirosa, Duarte Júnior afirmou que o secretário teria lhe declarado apoio, o que foi prontamente desmentido pelo próprio Felipe Camarão (reveja).

Entretanto, o episódio não serviu de exemplo para Duarte Júnior. Que agindo como um megalomaníaco foi mais além e afirmou que o próprio governador Flávio Dino seria seu eleitor (reveja). A atitude gerou insatisfação e algumas crises na base governista.

Já agora, depois de eleito, a postura infelizmente não mudou. Duarte Júnior segue na busca desfreada pela mídia e volta a cometer excessos tolos e deselegantes. Foi assim no caso do tal anúncio de seletivo para preencher quatro das 19 vagas do seu gabinete. O deputado eleito afirmou que seria o primeiro no Maranhão a fazer isso, o que não é verdade, já que a ex-deputada Helena Helluy já havia feito isso anteriormente. Além disso, a maneira como a ideia foi divulgada acabou causando mal-estar entre os demais deputados (reveja).

Para finalizar, a última atitude desnecessária de Duarte Júnior foi desmerecer todos aqueles que já passaram pelo comando do PROCON. Ao explicar nas redes sociais a ação da Procuradoria Regional Eleitoral pedindo a cassação do seu diploma por excessos, nesse caso abuso de autoridade e de poder, Duarte Júnior abusou: “…trabalhei ao lado de uma forte equipe e colocamos dois órgãos que existem há mais de 30 anos para efetivamente funcionar e servir o interesse público”. Veja abaixo.

Ou seja, para Duarte Júnior o PROCON só efetivamente funcionou e serviu ao interesse público na sua gestão. A frase megalomaníaca é um desrespeito aos demais comandantes do PROCON.

Entre os desrespeitados está Felipe Camarão, que por duas vezes comandou o órgão e com excelentes desempenhos, tanto que acabou sendo guindado para outros desafios ainda maiores. O curioso é que o mesmo Felipe Camarão, ‘atropelado’ na frase megalomaníaca, é o mesmo que Duarte Júnior, após tirar fotos, afirmou que teria lhe declarado apoio.

Ou Duarte Júnior e aqueles que o cercam refletem sobre esses excessos, excessivamente cometidos, com o perdão da redundância, ou ele terá problemas de relacionamento com seus pares na Assembleia, com secretários do Governo Flávio Dino e correrá o risco iminente de se transformar num político folclórico.

Fica a dica…