Oficialmente os trabalhos na Assembleia Legislativo serão encerrados nesta quinta-feira (20), mas o ritmo já é de férias no parlamento estadual.

Durante a semana, o presidente da Casa, Othelino Neto (PCdoB), aproveitou para fazer um balanço de fim de ano e fez questão de saudar os quatros deputados estaduais eleitos para a Câmara Federal – Bira do Pindaré (PSB), Eduardo Braide (PMN), Josimar de Maranhãozinho (PR) e Edilázio Júnior (PSD) – que se despedem da Assembleia Legislativa.

Othelino Neto afirmou que a legislatura foi de muito aprendizado, apesar de um momento de muita tristeza, quando da morte do presidente Humberto Coutinho. “Ele, certamente, hoje, está em bom lugar, embora faça muita falta para nós, mas foram quatro anos de muito aprendizado, onde pessoas que eu não conhecia, aprendi a conviver e, hoje, temos uma relação e tenho relação muito boa com todos os deputados”, afirmou.

Graças a maneira como conduziu o parlamento maranhense, não fazendo nenhuma distinção entre oposicionistas e governistas, tratando os demais 41 deputados da mesma forma e a excelente articulação política, Othelino Neto termina o ano como candidato único a eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que acontecerá no dia da posse dos eleitos e reeleitos em 2018, ou seja, 1º de fevereiro.

Apesar de alguns terem seus nomes cogitados e/ou lembrados para a presidência da Casa, Othelino conseguiu aglutinar, num curto período de tempo, o apoio praticamente irrestrito de todos os parlamentares que estarão na Assembleia Legislativa na próxima legislatura.

Lembrando que a partir de 1º de fevereiro de 2019 teremos três deputados que já foram eleitos presidentes da Assembleia Legislativa do Maranhão. Além do atual presidente e candidato único para a nova eleição, Othelino Neto, os ex-presidentes Marcelo Tavares (PSB) e Arnaldo Melo (MDB) estarão de volta ao parlamento estadual.

Durante o mês de janeiro algumas articulações ainda serão concluídas, principalmente para a composição da chapa que deverá disputar a eleição em fevereiro, mas tudo caminha para que Othelino Neto seja reeleito e como candidato único, já que além dos apoios já destacado pelo Blog, o atual presidente conta com a confiança irrestrita do governador reeleito Flávio Dino (PCdoB).

É aguardar e conferir.