O Blog do Jorge Aragão, no dia 07 de dezembro deste ano, na postagem “Saúde: mais um estelionato eleitoral dos comunistas???”, já antecipava o enorme problema que os municípios e os hospitais municipais estavam começando a enfrentar após os cortes na Saúde feito pelo Governo Flávio Dino.

Inicialmente é preciso lembrar que tais cortes só foram feitos após a garantia de mais quatro anos de mandatou, ou seja após a reeleição, pois antes o cenário não era esse, principalmente o demonstrado na propaganda eleitoral era bem diferente do apocalipse apregoado pela gestão comunista.

Só que a situação na Saúde vai se complicando a cada dia, pois já houve redução no número de exames de imagem no Pam Diamante, cortes de equipes na Força Estadual de Saúde que atende os municípios do Mais IDH, fechamento de vários serviços de Raio X das UPAs, paralização de Neurocirurgias em Coroatá e Pinheiro, redução drástica de atendimentos nos Hospitais Macro de Pinheiro e Santa Inês que atendem ortopedia para uma imensa e populosa região, além do atraso absurdo no pagamento de médicos e fornecedores, o que ocasiona em problemas gravíssimos de atendimentos nas unidades de saúde do Estado.

Só que as modificações, infelizmente para pior, ainda não acabaram, o Blog já teve a informação que existe um estudo ainda que pode acabar com serviços essenciais para a população do Maranhão, como diabéticos, mudar perfil de atendimento de algumas UPAs, reduzir consultas em áreas críticas como cardiologia, ortopedia, neurologia, dentre outras. Mais grave ainda é a denúncia da falta de quimioterapia para pacientes em tratamento no Hospital Geral. Além disso, os repasses do SAMU, Farmácia e Manutenção de Hospitais estão atrasados há vários meses.

Somente essa semana, o Governo Flávio Dino confirmou que não custeará mais as despesas com a UPA de Chapadinha, deixou de colaborar com a Maternidade Maria do Amparo (com isso a maternidade suspendeu novas internações) e deverá ser confirmado o fechamento do local onde funciona o CEMESP, no Bairro de Fátima.

Tudo isso prejudica a população como um todo e também os municípios que ficam sobrecarregados, não conseguindo atender toda a demanda, afinal o que se tem visto é o retorno da procissão de ambulâncias, principalmente após o fechamento de algumas unidades de saúde nos interiores do Maranhão.

Nesta quinta-feira (13), foram flagrados pacientes em macas nos corredores no Hospital Socorrão I, algo que não estava mais acontecendo.

Só que o médico Alan Roberto Costa Silva, que trabalha na emergência do hospital foi preciso na explicação sobre a lamentável situação.

“O problema dos Socorrões I e II não é São Luís, mas é sim o interior do estado e mais recentemente um verdadeiro desmonte que o governo do estado está fazendo na saúde, e o município é que está sofrendo as consequências. Estamos à beira, realmente, de um colapso”, disse Alan Roberto Silva. Clique aqui para ver e ler a reportagem completa.

E essa é verdade absoluta, sem tirar nem pôr.