Nesta quarta-feira (12), durante longa Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa, foi aprovado o Projeto de Lei Orçamentária Anual 212/2018, de autoria do Poder Executivo, que estima receita e fixa a despesa do Estado do Maranhão para o exercício financeiro de 2019.

O Orçamento de 2019 tem uma receita total de quase R$ 22 bilhões e foi aprovado na forma original, como desejava o governador Flávio Dino, mas a aprovação deixou bem claro, mais uma vez, quais são as prioridades da gestão comunista.

Os governistas rejeitaram todas as emendas de parlamentares que tentavam fazer remanejamento de alguns setores menos importantes, para setores fundamentais para qualquer governo sério, como a área da Saúde, visivelmente atravessando dificuldades. Entretanto, as tentativas foram em vão.

O deputado Antônio Pereira (DEM) solicitou o remanejamento de R$ 30 milhões da reserva de contingência do Orçamento para a construção de um hospital em Imperatriz. Já os deputados Adriano Sarney (PV) e Eduardo Braide (PMN), tentaram fazer o remanejamento de recursos da Secretaria de Estado da Comunicação (SECAP) para a Saúde, mas as solicitações foram negadas.

Ou seja, a aprovação do Orçamento 2019 do Governo Flávio Dino na forma original e a negativa das emendas para o remanejamento de recursos, principalmente os que seriam destinados a Saúde, deixam bem claro quais as prioridades da gestão comunista.